A produção de água no Rio e em sete municípios da Baixada Fluminense será interrompida no dia 25 de novembro, por 18 horas, devido à manutenção anual da Cedae no Sistema Guandu. Das 2h às 20h, a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e da Elevatória do Lameirão estará paralisada.
As cidades afetadas serão: Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A intervenção mobilizará mais de 500 profissionais da companhia, que realizarão cerca de 100 serviços, incluindo instalação de novos equipamentos, ajustes eletromecânicos, inspeções de segurança, entre outros.
“Esse é o momento em que realizamos correções preventivas e reduzimos o risco de falhas que possam ocasionar paradas não programadas. Esses trabalhos são fundamentais para assegurar a regularidade da produção de água, principalmente durante o verão, quando o consumo aumenta”, explica José Ricardo Brito, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Paralisação da produção de água vai permitir o aprimoramento do Sistema Guandu
O objetivo é garantir um sistema mais seguro, moderno e preparado para atender mais de 10 milhões de habitantes na Região Metropolitana do Rio. A operação do Sistema Guandu será retomada de forma gradual após a conclusão dos serviços, com previsão de atingir 100% da capacidade de produção até as 2h do dia 26.
A Cedae orienta a população a armazenar água para o período e a adiar tarefas não essenciais que demandem grande consumo. A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, conforme suas respectivas áreas de atuação.

