Com o Circo Voador lotado de militantes, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, assinou sua ficha de filiação ao PT, abonada por Lula, na noite desta terça-feira (02). Em discurso, Lula afirmou que Anielle não será vice na chapa de Eduardo Paes (PSD) na disputa pela Prefeitura do Rio.
“Vou dizer por ela, sem falar com ela, mas tenho certeza que ela não quer disputar nenhum cargo em 2024. Ela quer ser ministra até o final. Mas tem eleição em 2026, aí pode mexer com ela, e é melhor se preparar desde agora”, disse Lula.
Relembrando sua história no Complexo da Maré, Anielle iniciou sua fala destacando que sua trajetória política não começou em 14 de março: “Não estou aqui pela covardia que fizeram com minha irmã, mas por tudo que me ensinou e ela é. Tentaram nos calar, mas a gente ressurgiu e ressignificou. Estamos chegando cada vez mais, e não vou mudar para caber dentro da política”.
Subiram no palco os pais Marinete Francisco e Antonio da Silva Neto; o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e o da Embratur, Marcelo Freixo; as deputadas estaduais Verônica Lima e Marina do MST e a secretária municipal de Meio Ambiente, a vereadora Tainá de Paula. Na primeira fila, além de Lula, Janja e Anielle, a deputada federal Benedita da Silva; os presidentes estadual do partido, João Maurício, e o municipal, Thiago Santana, e o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macedo.
E o ato foi embalado pela cantora Maria Rita, que cantou “Sorriso Aberto”, de Jovelina Pérola Negra, que levou Janja e Lula a dançarem.
Mais cedo, o presidente foi a Niterói para participar da inauguração de obras de dragagem no Canal do São Francisco. Em claro apoio à pré-candidatura de Rodrigo Neves (PDT), Lula brincou: “vou aceitar o convite do Rodrigo, que eu espero que seja do prefeito, para experimentar uma praia aqui em Niterói”.
O primeiro evento do presidente de Lula no Rio de Janeiro foi na capital, ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD), na inauguração do Impa Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro. O ato marca o início das aulas da primeira turma de Matemática da Tecnologia e Inovação, com quatro anos de duração.
.