Agentes da divisão de elite da Guarda Municipal do Rio estão prestes a ingressar em uma rotina que vai na direção contrária ao sedentarismo. Isso porque, segundo a resolução conjunta publicada nesta semana pela Secretaria Especial de Segurança Urbana, novas regras de treinamento serão estabelecidas para o topo da pirâmide da corporação: para portar o brasão, corpo e pontaria precisam estar alinhados — e os “quilinhos a mais”, eliminados.
A determinação que promete fazer os agentes “focarem no cardio” é a obrigatoriedade do Teste de Aptidão Física (TAF), que nada mais é do que uma avaliação de resistência na qual os profissionais precisam provar que conseguem correr, fazer flexões e barras dentro de um limite de tempo.
Determinante no combate às famosas “barriguinhas” e ao cansaço precoce, o exame físico agora passa a ser obrigatório a cada seis meses para todo o efetivo da divisão. Quem não atingir a meta mínima exigida nos exercícios corre o risco de ser afastado do grupo de elite.
Município indica que calendário de treinos será planejado
A nova regra estabelece que todo agente da elite deve cumprir, no mínimo, 120 horas de treinamento por ano, onde, pelo menos 40, serão dedicadas exclusivamente a instruções de armamento, munição, tiro e uso diferenciado da força.
Mas além de suar a camisa e ajustar a mira, a formação também vai exigir “cabeça fria” e uso de tecnologia. Os guardas terão aulas sobre o uso de câmeras corporais (as bodycams), mediação de conflitos, análise de mapas de crime e técnicas para evitar o uso excessivo da força.
De acordo com a prefeitura, o calendário de treinos será planejado para não comprometer o policiamento preventivo nas ruas do Rio. A resolução já está em vigor. Agora, resta aos agentes preparar o fôlego, regular a mira e dar adeus ao sedentarismo.
COM FÁBIO MARTINS.





Queria saber se quem inventa isso , faz TAF todo ano kkk tem isso em todas as agências de segurança pública?
A questão do tiro e obrigatório por lei, todas as guarda do Brasil, que são armadas, fazem isso, seria novidade se eles estivessem fazendo muito mais do que exige em lê federal, Elias s guarda e uma das únicas, se não a única, a fazer isso anualmente.
Eu fui parado sábado em uma blitz na rua do Catete, provavelmente falsa, onde me deram uma multa por não ter CNH, mesmo o guarda vendo que eu tinha no app e ainda sofri coaçāo – cuidado com o que você está pensando. Curiosamente a blitz só tinha 50+
Ninguém é obrigado a fazer o TAF, é só pedir pra sair.
Bem, desde que cumpram a devida obrigação, na perfeita legalidade, que venha acrescentar. Aproveitando… as câmeras nas viaturas e nos agentes funcionam? Mais uma força para coagir, ameaçar o pobre do contribuinte…já basta a do estado e federal. Outra coisa…fiscalizar as linhas de ônibus. Agora que já pagos a tarifa, uma compensação por quilometragem é novos ônibus, nada mais que justo e lógico a segurança dentro dos coletivos e nos pontos. E certificar que os motoristas obedeçam os pontos de embarque e desembarque, além do itinerário regulamentado. Quantos motoristas que deixam o pobre do usuário literalmente na pista.
Parabéns, bem treinados bem cronometrados, bem monitorados sem estardalhaço, e bem preparados, com o apoio do logísticos, Civitas, com tecnólogo, eficiente dando apoio através dos monitoramentos ( câmeras) 24 h, parceria maravilhosa, todos juntos em prol a segurança pública, tanto é q já fazem mais de 60 dias nas ruas combatendo o crime e não deram um tiro, esse é o serviço de inteligência q o Eduardo tanto queria, e vai implantar esse módulo no governo do estado qndo assumir, agora não esqueçam q o logísticos da ( Civitas) tem q ter uma remuneração compatível com os guerreiros ( tropa de elite) q estão nas ruas, são logísticos e fazem parte do conjunto!
Se vc tomou uma multa por estar sem CNH , provavelmente vc estava sem ou com a CNH vencida. O agente é 50+ , mas não é burro!! Vai fazer autoescola e tirar CNH , que vc não tenha mais multa!!
A prefeitura fazendo campanha política para o ex prefeito nervosinho Paes, um absurdo o GM ir pra rua só de pistola em quanto a criminalidade de fuzil. Enquanto está dando certo beleza quero vê a hora que tiver alguém alvejado e ficar no benefício ganhando 3.000,00 reais,quem vai bancar . Plano de cargos e salário já.🇧🇷
A questão do tiro e obrigatório por lei, todas as guarda do Brasil, que são armadas, fazem isso, seria novidade se eles estivessem fazendo muito mais do que exige em lê federal, Elias s guarda e uma das únicas, se não a única, a fazer isso anualmente.