As nominatas dos partidos ainda não foram oficialmente inscritas na Justiça Eleitoral, mas já dá para visualizar a distribuição dos aspiras que têm as bênçãos das igrejas evangélicas. Como sempre, as denominações têm candidatos em diferentes legendas.
A campeã de indicações é a Universal do Reino de Deus. Além dos já vereadores Inaldo Silva e Tânia Bastos, que buscam a reeleição pelo Republicanos, a Iurd vai estrear no PSD de Eduardo Paes com o pastor Deangeles Percy. Em compensação, a denominação desistiu de João Mendes de Jesus — que encontrou um lugar quentinho na Secretaria de Inclusão Religiosa da Prefeitura do Rio. E olhe lá.
Já a Assembleia de Deus de Madureira, a maior do Rio, vai manter Eliseu Kessler candidato à reeleição pelo MDB. O cabo eleitoral do rapaz será o deputado federal Otoni de Paula, que vai pedir votos também para o irmão, o ex-superintendente da Suderj Renato de Paula.
Segundo o acordo de Otoni com o bispo Abner Ferreira, internamente, nas centenas de igrejas da denominação, ele será fiel a Kessler. Fora do Ministério de Madureira, o trabalho político do deputado será para eleger Renato.
Grandes denominações recalculam a rota
A Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), do pastor Silas Malafaia, é cautelosa. O veterano Alexandre Isquierdo, desistiu, ao menos por enquanto, da reeleição pelo União Brasil — e está mobilizando a turma pelo novato pastor Waguinho, ex-pagodeiro e hoje cantor gospel, candidato pelo PL.
A Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago, também recalculou sua rota. Desistiu de Matheus Gabriel, filho do ex-deputado federal Francisco Floriano. Matheus, aliás, abandonou o sobrenome do pai depois de só ter conseguido sete mil votos em 2020 e ter amargado uma segunda suplência. Conquistou a vaga na Câmara do Rio com a prisão de Gabriel Monteiro. Agora está no mandato e é filiado ao Mobiliza (ex-PMN), mas não tem mais o apoio da igreja.
O candidato da Mundial será Sandro Alves, ex-diretor do canal de TV e atualmente responsável pelo braço político da Igreja. O moço é cunhado do Bispo Romero — que já foi responsável pela denominação no Rio, mas hoje está na Bahia. Vai concorrer pelo MDB.
O MDB vai abrigar também o candidato da Igreja Internacional da Graça de Deus, fundada por R.R. Soares. O missionário desistiu de Jorge Manaia, seu candidato nas últimas eleições, e ainda não decidiu quem será o novo ungido. O pastor Josias Cruz e o ex-subprefeito Romildo Jucá estão na expectativa, para ver quem leva as bênçãos do poderoso e dos filhos do homem, os deputados Marcos e Filipe Soares.