A fábrica de sorvetes Doce Verão, responsável pelo picolé SKI branco, foi interditada, nesta quinta-feira (6), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A medida foi tomada após uma consumidora encontrar uma barata dentro de um picolé que havia comprado no Recreio, na Zona Oeste do Rio. O episódio rapidamente viralizou nas redes sociais.
A fiscalização foi realizada pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo Procon-RJ, com o apoio do 39º BPM. Durante a vistoria, foram identificadas uma série de irregularidades graves no local.
Entre os problemas encontrados, estavam a falta de licença sanitária, a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e condições estruturais precárias, como rachaduras e mofo nas paredes e no teto, ralos inadequados e a falta de telas de proteção contra pragas.

O vídeo
O vídeo que viralizou nas redes sociais mostra uma barata dentro de um picolé comprado na Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio. Na gravação, a pessoa que filma descreve a situação.
“Coisas que só acontecem no Recreio, olha isso. O picolé que a menina acabou de comprar aqui, olha o que tem dentro do picolé. Uma barata inteira, grande”, disse.
Interdição
O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, ressaltou que a interdição foi uma medida necessária para proteger a saúde dos consumidores.
“O Código de Defesa do Consumidor garante o direito à saúde e segurança. As condições encontradas nesse estabelecimento são inaceitáveis. A interdição é uma medida necessária, e a empresa só poderá reabrir após corrigir todas as irregularidades”, afirmou.
A fábrica Doce Verão deverá apresentar um plano de adequação para retomar suas atividades de acordo com as normas sanitárias e regulatórias. O Procon e a secretaria continuarão acompanhando o caso para garantir que todas as exigências sejam cumpridas antes da liberação da empresa.