Por muitas décadas, o cinema de horror foi considerado restrito aos homens. Mas o que muitos podem não saber, é que as mulheres têm uma relação profunda com o gênero. No entanto, as produções dirigidas por elas, na sua grande maioria, não receberam o merecido destaque e são pouco conhecidas no Brasil.
A mostra “Mestras do Macabro – as cineastas do horror ao redor do mundo”, no CCBB, que tem curadoria da pesquisadora, curadora e crítica de cinema Beatriz Saldanha, busca cobrir esta lacuna apresentando 28 longas-metragens de diversos estilos, produzidos em vários países, no mês dedicado às mulheres.
A mostra oferece um panorama inédito de diretoras com perfis muito diferentes que realizaram filmes em contextos particulares. Serão exibidos desde produções de pioneiras, que atuaram no cinema comercial dos anos 1970 e 1980, até títulos mais recentes, incluindo filmes de diretoras brasileiras, que dialogam diretamente com o público de hoje. O filme de abertura será o clássico “Quando chega a escuridão” (Near Dark, 1987), de Kathryn Bigelow, uma das cineastas mais importantes em atividade.
Além dos filmes, o CCBB também receberá debates e um curso sobre o tema, de 7 de março a 14 de abril de 2025. A entrada é franca para todas as atividades. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 9h, de cada dia da mostra, no site e na bilheteria do CCBB.
Filmes inéditos e cinema nacional
A mostra será ainda uma ótima oportunidade para assistir filmes que, apesar de serem cultuados fora do Brasil, seguem inéditos nos cinemas daqui, como “O pesadelo de Celia” (Celia, 1989), de Ann Turner, e “Segredos evidentes” (Youling Renjian, 2001), de Ann Hui; além de títulos que estrearam diretamente no streaming e poderão, pela primeira vez, ser vistos em uma sala de cinema, como “Santa maud” (2020), de Rose Glass, diretora de “Loves lies bleeding: o amor sangra”, lançado no ano passado.
A produção nacional estará presente com alguns dos melhores filmes brasileiros do gênero de horror lançados nos últimos anos – “Medusa” (2023), de Anita Rocha da Silveira, “Sinfonia da necrópole” (2016), de Juliana Rojas, “Sem seu sangue” (2020), de Alice Furtado, “A sombra do pai” (2019), de Gabriela Amaral Almeida e “Terminal Praia Grande” (2019), de Mavi Simão.
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro do Rio. A mostra “Mestras do Macabro – as cineastas do horror ao redor do mundo” acontece de 7 de março a 14 de abril de 2025. Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes). Entrada franca. Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física no site, onde também é possível conferir a programação completa: bb.com.br/cultura.