A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Ibeu, vão abrir, na próxima segunda-feira (23), a exposição “Raízes Entrelaçadas: 200 anos de amizade transformando o futuro”. A exposição de 33 fotografias revela como, ao longo desses anos, o Brasil e os EUA construíram uma sólida relação de amizade.
Segundo a mostra, essa relação é baseada em heranças compartilhadas e constante apoio em temas como democracia, liberdade, direitos humanos, economia sustentável e combate às mudanças climáticas. A curadoria da exposição é assinada pelo professor e coordenador de fotografia do Senac-SP, João Kulcsár.
Além do Rio de Janeiro, a mostra itinerante, que teve início em Brasília, vai passar por mais de 20 cidades até novembro de 2025. A exposição é gratuita e estará aberta de 23 de setembro a 19 de outubro de 2024, na Galeria de Arte Ibeu, que fica na Rua Maria Angélica, 168, Jardim Botânico, de segunda à quinta, de 13h às 19h; e sextas, de 12h às 18h.
“Raízes Entrelaçadas” faz parte da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e os EUA. Essa celebração visa destacar os laços diplomáticos que possibilitaram relacionamentos mutuamente benéficos entre duas das democracias mais diversas e prósperas do mundo.
Ao longo de 2024, uma variedade de eventos culturais, seminários, programas de intercâmbio e iniciativas conjuntas enfatizarão elementos compartilhados das tradições históricas de ambas as nações.