Os fãs de robótica e tecnologia têm um encontro marcado na Arena do Espaço Conceito Banco do Brasil, no térreo do CCBB, no Centro do Rio. O local será palco da terceira edição da Batalha de Robôs, que acontecerá no sábado (22) e domingo (23), das 9h às 17h.
O evento promete reunir entusiastas da robótica e o público em geral para dois dias de competição, inovação e tecnologia de ponta.
A Batalha de Robôs contará com a participação de times de projeção nacional e também com estreantes, tanto de instituições de ensino público quanto privado, além de contar com empresas da iniciativa privada. Este ano, o evento reunirá 33 times, totalizando 300 competidores.
O público presente terá a oportunidade de presenciar uma empolgante competição, com mais de 80 robôs, onde os desafiantes terão que usar muita criatividade, engenhosidade e o trabalho em equipe. No final, o evento ainda terá uma cerimônia de premiação com os vencedores de cada categoria.
Modalidades de competição
As modalidades de competição incluem o combate, realizado em uma arena fechada, onde o robô vence ao incapacitar o adversário. Sumô de robôs, disputado em uma arena aberta, onde o robô deve expulsar o oponente da arena para vencer.
Caminho ao estádio de futebol, uma prova de seguidor de linha, onde o robô deve seguir um percurso até uma arena de futebol, superar obstáculos e fazer um gol com uma das três bolas espalhadas no local. Atletismo, uma corrida em que o robô deve completar uma pista no menor tempo possível.
Entre as equipes que estarão na disputa, destacam-se no nível Júnior equipes como SESI Laranjitos, SESI Marvel, REXTECH, Alpha FTC e Alpha RFC, além de equipes do Colégio Liceu Franco Brasileiro, Colégio Municipal SANA, Colégio INSP Flamengo e Escola Municipal João Brasil.
No nível PRO, estão a MinervaBots – Equipe de Robótica da UFRJ, RedBone da UVA, o PET-Elétrica da UFF, a UERJBotz, as equipes 404 e Minitron do IFF Campus Cabo Frio, e a ARDUTEC da FAETEC, entre outras.
Interação com o público
O evento contará, ainda, com uma exposição em que o público poderá ver e interagir com mais de 20 projetos de robótica originais, em demonstração ao longo da competição. A batalha de robôs conta com técnicos, juízes e locutores, profissionais com vasta experiência em eventos como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Lego League, FIRA, TBR (Torneio Brasil de Robótica) e TJR (Torneio Juvenil de Robótica).
A terceira Batalha de Robôs não será apenas uma competição, mas também uma oportunidade para o público interagir com projetos de robótica inovadores, ampliando o conhecimento e o interesse pela tecnologia. A entrada é gratuita e não é necessária a retirada de ingressos.