Diego Zeidan (PT), filho do prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), e da deputada Zeidan (PT), foi o escolhido por Eduardo Paes (PSD) para a Secretaria de Habitação. Ele substitui Claudio Caiado (PSD) — irmão do presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado —, na pasta.
Zeidan é vice-prefeito licenciado de Maricá e agora retorna para a gestão de Paes na capital, após ser exonerado do cargo de secretário de Desenvolvimento Econômico Solidário da prefeitura, em agosto desse ano.
Além de Diego Zeidan, outros nomes indicados pelo PT foram anunciados na última semana: Adilson Pires (secretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial), Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima) e Ricardo Pinheiro, na Fundação Parques e Jardins.
Pressão e polêmica
A escolha de Paes para a Habitação foi cercada de polêmica. É que coube ao presidente da Câmara do Rio a mais árdua tarefa da política carioca deste fim de ano: comandar a aprovação do antipático pacote de mudanças no estatuto do servidor enviado por Paes ao legislativo. Carlo Caiado levou o fardo com galhardia, apesar de todo o desgaste. Alguns dias depois, vê a sua participação no governo passar à mãos alheias.
O Diário Oficial do município desta segunda-feira (16), trouxe a exoneração de Cláudio Caiado, a pedido do próprio secretário. Enquanto a nomeação definitiva não sai, a pasta segue com o subsecretário Gustavo José Freue — homem de confiança dos Caiado.
Vereadores da base contam que os irmãos Caiado já tinham sido comunicados que perderiam a secretaria. Que, além de a nomeação de Zeidan ser uma exigência do diretório municipal do PT, o maior partido a apoiar a reeleição e a acenar com ajuda para 2026, Paes estaria sendo pressionado por setores federais — responsáveis pela liberação de recursos para os programas habitacionais.
Nomes fortes do PSD, como o deputado federal Pedro Paulo e o vice-prefeito eleito Eduardo Cavaliere, entraram no circuito para tentar achar outro espaço para a família ocupar no governo.