A Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) aprovou nesta quarta-feira (29) a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031. Assim, as cidades entraram oficialmente na disputa por Pan e Parapan, e a sede deve ser anunciada ainda este ano.
Em evento no Centro de Treinamento do COB, na capital fluminense, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, prefeitos de Rio e Niterói, respectivamente, além de Isabel Swan, medalhista olímpica e vice-prefeita de Niterói, e Guilherme Schleder, secretário de esportes do Rio, apresentaram os planos para a organização dos grandes eventos e receberam um retorno positivo.
Além dos dirigentes das entidades esportivas e de Marco La Porta e Yane Marques, presidente e vice-presidente do COB, a cerimônia contou com a presença de André Fufuca, ministro do Esporte.
Até 31 de janeiro, a inscrição de Rio e Niterói será formalizada junto à Panam Sports, entidade que escolherá a sede. Por enquanto, além das cidades fluminenses, só Assunção manifestou interesse em receber o Pan e o Parapan de 2031. São Paulo chegou a entrar na disputa, mas desistiu.
Responsável pela aprovação final da candidatura de Rio e Niterói, a Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil é formada por dois membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), 19 integrantes da Comissão de Atletas do COB e 38 presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas. A maior parte do grupo esteve no Rio de Janeiro para o evento desta quarta. Para aprovação, era necessária maioria simples. Foram 48 votos favoráveis, um em branco e um contra.
Os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos reúnem atletas de países das Américas do Norte, Sul e Central, além do Caribe. Rio de Janeiro e São Paulo foram as únicas cidades brasileiras que sediaram eventos do tipo até hoje. Os cariocas receberam as competições em 2007, e os paulistanos organizaram só o Pan em 1963.
Propostas apresentadas na candidatura
Um dos pontos que Rio e Niterói usam a seu favor é a existência de estruturas prontas para receber Pan e Parapan em 2031. As cidades se beneficiam de outros grandes eventos que aconteceram na região, como os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2007, as Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016, além da Copa do Mundo de 2014.
A única grande construção para o Pan deve ser a de fazer uma Vila Pan-Americana na Zona Portuária do Rio de Janeiro, ideia apresentada no projeto de candidatura desta quarta-feira. A localização foi escolhida por conta da proximidade com Niterói.
Entre outras ideias apresentadas, estão: construir uma linha de metrô que liga o Rio de Janeiro a Niterói, por baixo da Baía de Guanabara; e adiantar o prazo para despoluição da Baía de Guanabara, com meta de finalizar o processo até 2031. Também está prevista a reforma do estádio Caio Martins, em Niterói.
Durante a apresentação, também foi possível ver uma logo da candidatura, com uma ponte conectando o nome das duas cidades: Rio e Niterói. Para os próximos passos, Rio e Niterói vão enviar um relatório detalhado para a Panam, explicando como as modalidades serão divididas entre as cidades. Até abril, a entidade dará um retorno para a candidatura, aprovando a divisão ou pedindo mudanças.
A princípio, a escolha da sede ocorreria em agosto, em Assunção, mas a tendência é que local e data mudem por conta da participação da capital paraguaia na disputa.
Com informações do GE.