Já é carnaval e a preocupação, em Saquarema, na Região dos Lagos, é de prevenção à gravidez. Nesta sexta-feira (13), a prefeitura iniciou a distribuição dos primeiros chips anticoncepcionais para as mulheres da cidade. Também durante a folia haverá a distribuição de kits contendo preservativos, lubrificante e autotestes para detecção do vírus HIV.
Os chips para prevenir gestações não planejadas são um dos mais modernos métodos anticoncepcionais. Indicados para mulheres de 14 a 49 anos, os dispositivos liberam hormônios que impedem a gravidez e têm duração de três anos. Após sua retirada, a mulher volta a ser fértil novamente. Entre as vantagens do chip estão a diminuição de cólicas e do fluxo menstrual.

“Saquarema é uma cidade que cuida das mulheres o ano inteiro e, no Carnaval, não é diferente. Investimos forte nas campanhas contra o assédio e, também, na prevenção a gestações não planejadas. Essa é a prova de que, aqui, todo mundo se diverte muito e com segurança”, afirmou a prefeita Lucimar Vidal.
Além dos chips anticoncepcionais, serão distribuídos na cidade 3.500 kits com camisinhas e lubrificantes. Os foliões também terão disponíveis autotestes para detecção do vírus HIV. O respeito às mulheres é tema do Carnaval saquaremense, que começou oficialmente nesta quinta-feira (12), com o desfile do bloco Não é Não, de combate ao assédio.

