A Prefeitura do Rio divulgou, em coletiva nesta quinta-feira (15), o planejamento operacional para o carnaval de rua de 2026. Ao todo, entre turistas e moradores, são esperados 8 milhões de foliões em todos os dias de festa, somando os desfiles na Sapucaí, as festas pré e pós-carnaval, e os blocos de rua. Só nos últimos, o público deve ultrapassar 6 milhões de pessoas.
“Nossa expectativa é receber mais 6 milhões de pessoas nos eventos de rua, distribuídas pelos 460 desfiles, e mais de 8 milhões de foliões ao longo de todo o período de carnaval na cidade”, disse o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
Segundo o anúncio da prefeitura, a cidade terá operações especiais de trânsito e segurança para atender os blocos de rua. A Comlurb também vai ampliar o atendimento durante o período. Neste ano, a operação de limpeza vai contar com 9,7 mil garis — mais de 2 mil a mais do que o efetivo do ano passado.
Desfiles dos blocos de rua terão 34 mil banheiros
Para atender foliões nos blocos de rua, a prefeitura vai instalar 34 cabines de banheiro químico pela cidade ao longo dos dias de desfile. Pelo mesmo período, os canteiros e monumentos serão cercados para preservação. Cerca de 20 km serão instalados em áreas com canteiro de vegetação ou restinga. Além disso, 600 grades altas para proteger foliões serão instaladas nas linhas por onde passam os trens da SuperVia e VLT.
Equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) vão empregar cerca de 320 operadores de trânsito para ordenar o tráfego, sobretudo em locais onde haverá mudanças por conta da passagem de blocos.
1,1 mil guardas atuarão durante desfiles do carnaval de rua
Para a segurança, a Guarda Municipal anunciou que 1,1 mil agentes vão atuar durante desfiles, com 70 viaturas operacionais. O patrulhamento será intensificado, principalmente, nas estações do BRT. Agentes também vão focar em ações para fiscalizar o uso e venda irregular de objetos de vidro ou cortantes em locais de desfile.
A patrulha da Lei Maria da Penha do efetivo vai realizar ações durante o carnaval. Equipes da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher vão realizar atendimentos especiais e oferecer apoio ao serviço dos agentes de outras pastas para prestar suporte a mulheres vítimas de assédio ou violência.
Rio tem 10 megablocos e 462 blocos de rua
Ao todo, o carnaval de rua do Rio conta com 462 blocos, segundo a Riotur. São 135 no Centro, 99 na Zona Sul, 63 na Grande Tijuca e 56 na Zona Norte. Além disso, ao longo do mês de fevereiro, a cidade recebe o desfile de dez megablocos, que circulam pelo Circuito Preta Gil, localizado entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. A programação completa e outras informações estão disponíveis no aplicativo de Blocos de Rua da prefeitura, que já foi atualizado com informações dos desfiles em 2026;

