Apesar da crescente insatisfação da vizinhança e da contínua expansão das operações do Aeroporto de Maricá, na Região Metropolitana do Rio, o município ainda não tem grandes planos para seu entorno. Quem confirma é a própria Companhia de Desenvolvimento do município (Codemar), responsável por administrar o aeródromo pertencente à União.
O acesso ao aeroporto, atualmente, é feito pela estreita Rua Jovino Duarte de Oliveira. Em entrevista ao TEMPO REAL, publicada no último dia 30 de março, o professor Filipe Ungaro, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), salientou a necessidade de se melhorar as vias de acesso à estrutura.
“Essas obras precisam se estender por todo o Centro da cidade, que já necessita de obras de melhoria de fluxo e você tem que adicionar esse fluxo do aeroporto, que viria com essa melhoria, sem prejudicar o já complicado trânsito. Então, na verdade, você tem que promover as melhorias no sistema para acomodar um quantitativo superior de passageiros e cargas sem atrapalhar o fluxo viário”, disse.
Contudo, a Codemar informou que não há projetos de ampliação das vias de acesso em andamento. O mesmo acontece em relação a possíveis desapropriações na região, visto que a área onde está o aeroporto, apesar de ficar no Centro, é majoritariamente residencial. Isto inclusive provocou uma ação popular de moradores pedindo a suspensão das ampliações do aeródromo, em decorrência dos ruídos.
“Não há projetos em andamento neste momento para a ampliação das vias de acesso ao Aeroporto de Maricá. As manutenções visando são feitas periodicamente. Ainda não há avaliações sobre possíveis desapropriações”, explicou a Codemar.
Voos e obras de expansão do aeroporto
O aeroporto possui operação comercial com o programa Voa Maricá, entre a cidade e Campinas, em São Paulo. Esta, contudo, atualmente está suspensa por conta de obras de melhorias na pista. Segundo a Codemar, a previsão é de que o Voa Maricá volte com novo formato após a reforma da pista, no segundo semestre de 2025. Haverá novos destinos além de São Paulo: Brasília e Belo Horizonte.
A Codemar também explicou que, atualmente, o Aeroporto de Maricá está em obras para a construção de novos hangares no Pátio 4, visando expandir a estrutura. Também está prevista a expansão da pista.
Segundo o site da Codemar, atualmente o aeroporto realiza cerca de 70 voos offshore diários, com destino à Bacia de Santos, uma das principais rotas do pré-sal. Localizado em um ponto estratégico na região Leste Fluminense, o SBMI fica a 58 Km do Aeroporto Santos Dumont, 65 Km do Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, a 200 Km da Bacia de Santos e a 33 Km da unidade de processamento de gás natural (UPGN) do Polo Gaslub (antigo Comperj), em Itaboraí.