“E poetas de calçada seriam astros reais…” Inspirada nos versos do samba de Neguinho da Beija-Flor, a Prefeitura do Rio decidiu olhar para baixo — mais precisamente para o chão. O município homologou duas licitações que somam R$ 26,6 milhões para obras de reforma, manutenção e conservação de calçadas em Botafogo, Urca, Copacabana e Leme. Os contratos integram a primeira fase do programa Calçada Lisa.
Ao todo, serão recuperados 131.463 metros quadrados de passeios públicos na Zona Sul, com intervenções voltadas à acessibilidade, requalificação urbana e recomposição de trechos degradados por desgaste, buracos, desnivelamento e raízes de árvores.
Os serviços foram divididos em dois lotes. O primeiro contempla Botafogo e Urca, com investimento de R$ 12.041.619,28 e área prevista de 66.975 m². O segundo atende Copacabana e Leme, com aporte de R$ 14.642.448,15 e meta física de 64.488 m². Juntas, as duas frentes somam R$ 26.684.067,43 em investimentos públicos.
Do concreto à pedra portuguesa: como será a nova fase das calçadas
De acordo com o planejamento técnico da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, o programa prevê a aplicação de diferentes tipos de pavimento conforme as características urbanísticas de cada trecho: intertravado com concreto, pedra portuguesa monolítica, revestimento castelatto e asfalto. A maior parte das intervenções será executada com blocos intertravados combinados com concreto, em uma área total de 67.400 m².
Os principais trechos previstos incluem a Rua São Clemente, com 11.820 m², a Rua Voluntários da Pátria, com 10.800 m², a Rua Mena Barreto, com 10.240 m², em Botafogo, além da Rua Barata Ribeiro, em Copacabana, com 10.120 m².

O revestimento castelatto aparece em áreas de praças e pontos de grande circulação, totalizando 12.890 m². Estão no projeto espaços como Praça Serzedelo Corrêa, Praça Cardeal Arcoverde, Praça do Lido e Praça Nelson Mandela. Já a pedra portuguesa monolítica será utilizada em 51.923 m² de calçadas, concentrada principalmente em vias de Copacabana, Leme e Urca. Entre elas estão Rua Santa Clara, Rua Siqueira Campos e Avenida João Luiz Alves.
Os documentos técnicos do programa também apresentam imagens comparativas de antes e depois em pontos específicos da Zona Sul. Um dos exemplos mostra a recuperação do piso da Rua São Clemente, em Botafogo, com substituição de calçadas deterioradas por pavimento intertravado. Outro destaca a restauração da pedra portuguesa na Rua Santa Clara, em Copacabana, preservando o desenho tradicional ondulado característico do bairro.
Na Praça Nelson Mandela, o projeto prevê nivelamento do passeio e adequação do piso no entorno das árvores, com desenho circular ao redor dos canteiros para preservar as raízes e melhorar a circulação de pedestres.
Com a homologação publicada em Diário Oficial e assinada pelo secretário Diego Vaz Ferreira, a expectativa é que o cronograma operacional das obras seja iniciado nos próximos dias.
COM FÁBIO MARTINS



Porque precisa de decreto?
Porque não deixar os moradores decidirem?
Esses vereadores se metendo em tudo e não resolvem nada.
Muito importante esta solução de zelo pela cidade. Mas também é muito importante que haja uma orientação aos motoristas de ônibus que circulam pela cidade, quiçá pelo estado que ao pararem nos pontos para pegarem passageiros ou tenham que saltar pararem junto ao meio fio da rua para facilitar a subida ou descida do ônibus pois os degraus estão muito altos dificultando muitos passageiros subir ou descer deles
Que nojo ! Tudo para zona sul ! A zona norte abandonada As ruas são verdadeiras arQuer meu nome adilhas Nojo de politicos
Quer meu nome pra que ?
Acho que as pedras portuguesas só deveriam existir nos calçadoes. Nas ruas internas deveriam usar blocos de concreto. Têm varios fatores para as pedras ficarem ruins. Como exemplo, raizes de arvores. Os blocos tem que ser bem assentados, vide rua Nelson Mandela. Já tem anos e ainda estao muito bons.
Porque nos bairros de maior poder aquisitivo a prefeitura conserta as calçadas e nos bairros de zona norte eles situam o morador dizendo ser responsabilidade dele o reparo de calçadas . ?
Saberiam explicar ???
Ei prefeitura! Cem fazer a minha calçada aqui em Campo Grande.
Tomara que aproveitem para plantar MUITAS ÁRVORES. Precisamos reflorestar a cidade para fazer sombra, reduzir a temperatura e o ruído, além de criar áreas com terra capazes de absorver agua das chuvas.
Plantar árvores é algo que tem que ser muito bem planejado por quem realmente entenda do assunto e não cometer o mesmo erro de décadas onde foram plantadas centenas de milhares de amendoeiras, uma pra destruidora de calçadas de tubulações de água e esgoto, além das tubulações de gás, redes elétricas subterrâneas e AÉREAS!
Esses governantes só gastam dinheiro com embelezamento da zona sul, o resto da cidade não existe.
Tinham que acabar com essas pedras portuguesas. Nao há mais mão de obra qualificada para fazer a manutenção das calçadas. Só se vê calçadas remendadas, tropeços e quedas, fora a sujeira acumulada.
Pedras portuguesas são bonitas ,mas de manutenção difícil
So na zona sul?como fica meier e tijuca? Isso fede a discriminação
So na zona sul ? Como ficam 9s moradores do meier e da tijuca?
Pagamos impostos.como todos da zs
Botafogo esta abandonado. Viciados em todos os lugares. Sujeira, bagunça, treiler em ruas residências, ocupação das calçadas. Estão permitindo que a comunidade desça com barracas, etc, desvalorizando os imóveis. Tudo em troca de votos.