A cidade do Rio de Janeiro alcançou 98 pontos (dos 100 pontos possíveis) no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) 2025, em relatório divulgado, nesta terça-feira (7) pela Transparência Internacional – Brasil, a partir da aplicação da metodologia do ITGP em municípios do estado pelo, pelo Instituto de Direito Coletivo.
Com o resultado, o Rio conquistou a classificação “Ótimo”, representando um expressivo avanço de 21,8 pontos, ou seja, uma pontuação 28% maior em relação a obtida em 2024, quando havia totalizado 76,2 pontos e atingido a classificação “Bom”.
Rio gabaritou nos indicadores de transparência
A melhora também se reflete no comparativo com outras cidades da região, colocando o Rio como a cidade mais transparente do estado, no qual somente a capital alcançou o nível “Ótimo”, com 69 dos 71 indicadores gabaritados.
Para o secretário municipal de Integridade e Transparência, Rodrigo Corrêa, o avanço reflete o esforço da prefeitura em consolidar uma gestão mais aberta e participativa.
“Transparência é um valor que fortalece a democracia e aproxima o cidadão das decisões do governo, viabilizando o exercício da cidadania. Esse avanço no ranking é fruto de um trabalho coletivo desta gestão para tornar o Rio uma cidade cada vez mais aberta, responsável e conectada com os anseios da população.”
A avaliação do ITGP 2025 analisou 71 indicadores divididos em seis dimensões, sendo elas: Legal, Plataformas, Administrativo e Governança, Obras Públicas, Transparência Financeira e Orçamentária e Comunicação, Engajamento e Participação, tendo o município do Rio pontuado integralmente nas quatro primeiras.