A Prefeitura do Rio regulamentou oficialmente, na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial, o Sistema de Segurança Municipal (SSM). Com a publicação, o prefeito Eduardo Paes (PSD), estabelece as normas gerais para a organização, o funcionamento e a articulação entre os órgãos da prefeitura ligados ao tema. O sistema vai funcionar como o cérebro da Política Municipal de Segurança Pública, e vai promover a integração das ações municipais e criar estratégias para o combate à violência nas ruas da cidade.
De acordo com a regulamentação, o sistema buscará orientar a formulação de políticas públicas baseadas em dados e evidências para ampliar a efetividade das ações de prevenção e redução da violência. Ao mesmo tempo em que serão criadas novas abordagens integradas entre os órgãos municipais.
O SSM será vinculado diretamente ao Gabinete do Prefeito e terá como secretário-geral Thiago Ramos, ex-coordenador especial do gabinete. Ramos será responsável pela coordenação de todas as ações relacionadas à segurança pública na cidade. Ele terá a função de organizar reuniões periódicas, elaborar relatórios de desempenho e acompanhar os indicadores da área. Além disso, também será incumbido de promover boas práticas e difundir ações bem-sucedidas no campo.
Fazem parte do Sistema de Segurança Municipal o Gabinete do Prefeito, a Casa Civil, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), a Guarda Municipal, a Divisão de Elite da GM-Rio – Força Municipal e a Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio à Segurança Pública (CIVITAS).
Prefeito vai liderar reuniões periódicas sobre segurança
O modelo do SSM é sustentado por três pilares principais, que guiarão a sua execução: CompStat municipal, Política Municipal de Segurança Pública e Política de Governança de Informação.
O CompStat Municipal é um instrumento de gestão estratégica e operacional, baseado na análise de dados e indicadores de segurança. O modelo é inspirado no sistema de gerenciamento policial da Polícia de Nova York e visa a otimizar as ações por meio de reuniões periódicas entre as autoridades municipais, sob a liderança do prefeito. Nessas reuniões, serão analisados dados, definidas prioridades e formuladas novas estratégias de atuação.





Eduardo Paes, compromisso ZERO com a segurança pública municipal, pois em 04 (quatro) mandatos, ou seja 14 anos como prefeito, NUNCA PROMOVEU nenhum guarda municipal.
O processo de inconstitucionalidade no STF vai mudar muita coisa ainda…..
O prefeito inventor de polícia nunca usou as ferramentas já existentes pra ajudar na segurança, aí faz essa manobra de cortina de fumaça, e o povo crê. Salários desproporcionais inclusive, que é óbvio que não serão mantidos, pois se ele se preocupasse em pagar bem, o faria aos GM. Mas o carioca, e pelo jeito, o fluminense, vai embarcar na lábia.
A prova que o município do rj é as fezes da federação, tá aí.
Eduardo Paes transgredindo as leis federais,cometendo arbitrariedades jurídicas e a União, estado e Ministério Público não atuando,deixando a entender que esses órgãos estão coniventes com toda esta situação desonrosa, corrupta e humilhante para a transparência na administração pública.
Tem que aprovar o cargo e salário da GMRIO uma falta de respeito com a verdadeira instituição falta de caráter
O prefeito está é enchendo a prefeitura de cabides sob o pretexto da segurança pública. Se ele quisesse mesmo fazer algo decente, treinaria e armaria toda a guarda municipal em vez de ficar fazendo propaganda enganosa pra população e sem precisar contratar toda essa gente.
Não entende nada de segurança Pública vive agarrado às ideias de a.CORONEIS DE GABINETE DA da PM QUe enxergam a Segurança publica como Fonte de Renda
TODAS AS MEDIDAS TOMADAS EM PROL DA SEGURANÇA PÚBLICA É VÁLIDA. É UMA ÁREA VITAL PARA A VIDA DA CIDADE. É ÓBVIO QUE IRÁ SOFRENDO AJUSTES DE ACORDO COM AS CIRCUNSTÂNCIAS DO MOMENTO. NADA É ESTÁTICO. A LEGISLAÇÃO HÁ DE ACOMPANHAR A REALIDADE, AS DEMANDAS DA CIDADE.PARABÉNS AO NOSSO PREFEITO POR TRATAR DE TEMA TÃO IMPORTANTE . “ NÃO SE TEM PAZ SEM SEGURANÇA “
Se enxergasse a Segurança Pública com responsabilidade seguiria exemplo de São Paulo e exemplos bem Sucedidos de Integração entre a Município Estado na área de segurança Pública e não ficar na Contramão das outras Guardas Municipais de todo Pais
Era só. Seguir a Lei 1322/14 ano seu Mandato na Época e Hoje estaria colhendo os frutos ….mas na Época e nos Mandatos que se seguiram Ignorou a Lei e a Guarda MUNICIPAL do Rio e preferiu ficar Lambendo as Botas dos CORONÉIS PMs…agora fica de boa ôba e enganação
Na verdade só usa isso como forma de movimentar dinheiro e criar cargos porque esta ai a três mandatos e nada fez inclusive ignorando a 1322/14 que regularmenta.a atuação dos Gms na área de Segurança Pública em todo o país agora fica de mentindo para o povo porque que vir a Governadori
Prefeito vagabundo, vereadores safados e corruptos
Boa tarde !!!
Sr prefeito só vejo guardas municipas em Copacabana e na zona sul em geral
E multando nos aeroportos e nas ruas
Só queria deichar 1 comentário o guarda de trânsito está para orientar e em último caso multar , porém esses valores inverteram guardas despreparados ou orientados só para multar , estacionei no aeroporto internacional para deichar um amigo e fui multado por parar afastado da calçada coisa que não fiz , porque o guarda não se dirigiu a minha pessoa e me orientou caso eu estivesse errado ?
São despreparados e covardes fico pensando nessa guarda armado a corvadia que vão fazer com a população pois com bandidos fica com cu má mão
Isso é rio de janeiro prefeitinho de merda
Esse bandido cara de pau já tem a Guarda Municipal, para quê criar uma milícia particular. Seria mais fácil armar a Guarda, como existe a anos em São Paulo, e dar condições para eles trabalharem.
Até parece que essa galera vai dar conta da violência que se instalou no Rio de janeiro se não houver uma política pública real verdadeira e sem corrupção não adianta de nada primeiramente as instituições que nós temos já são corrompidas fecham com quem não prestam essa é a grande realidade todo dia a gente vê alguma coisa referente a essa demasia essa falcatrua e a falta de respeito com o cidadão do Rio de janeiro infelizmente não adianta não vai adiantar é só mais um gasto público em todo mundo sabe que não vai dar em nada
E o pior que está lá a frente nas pesquisas de ibope para o governo do Estado. Aff preocupada pois não cuida nem dos servidores municipais, imagine estaduais ? Vai ser mais um que vão entra4 e saquear os cofres do Estado. Servidores há 11 anos sem aumento e creio que não será ele a dar um real e justo aumento aos funcionários do Estado e muito menos a recomposição salarial atrasada há 3 anos. Eu não voto nesse lixo e nem funcionários do Estado votarão principalmente área de Segurança Pública minha ossada.