Cerca de 40 mulheres participaram, na manhã de sábado (30), do aulão de defesa pessoal ministrado pelo judoca medalhista Flávio Canto. O “Eu me defendo, eu me respeito!”, tema deste ano, foi realizado no Complexo Esportivo da Rocinha.
A iniciativa integra o conjunto de ações promovidas pelo governo estadual, por meio da Suderj, para o Agosto Lilás, mês que reforça a importância da luta pelo fim da violência contra a mulher. Flávio Canto, que lidera o Instituto Reação há 22 anos, alertou para a importância da iniciativa.
“Aprender defesa pessoal é crescer a autoestima, a autoconfiança, e o equilíbrio emocional. Tivemos um número expressivo de mulheres inscritas no aulão que ensinou defesa pessoal e parcial, além de novos conhecimentos para que cada uma delas possa se proteger do agressor”, disse.
Já Marcos Santos, presidente da Suderj, afirmou que a ação foi uma oportunidade de as mulheres vivenciarem experiências de defesa inéditas: “A ação realizada aqui na Rocinha foi super positiva. Mostrou que a importância da política de transversalidade do governo estadual”.