Começam a valer, nesta segunda-feira (25), os novos horários de atendimento e alterações de endereços dos postos do cartão Jaé, sistema de bilhetagem da Prefeitura do Rio. As unidades passam a funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 15h.
Por causa da redução na procura, os postos da Arena Jovelina Pérola Negra, em Pavuna (Zona Norte), e do Planetário da Gávea (Zona Sul) deixarão de atender. Já o superposto do Engenhão (Zona Norte) será transferido para a Nave do Conhecimento, na Rua Arquias Cordeiro, no Engenho de Dentro (Zona Norte).
A única exceção é o posto localizado no Centro Administrativo Municipal São Sebastião (CASS), na sede da Prefeitura do Rio, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Único cartão válido nos transportes municipais
O cartão Jaé é o único aceito nos transportes municipais do Rio — incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos” —, exceto para usuários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI). A migração foi feita de forma gradual: desde 5 de junho, para quem tem gratuidade, e, a partir de 2 de agosto, para todos os passageiros.
Entre os transportes intermunicipais, apenas o metrô aceita o Jaé. Já a integração tarifária, que oferece desconto nas passagens, só vale em alguns casos. Barcas, trens e ônibus intermunicipais ainda não aceitam o cartão. O Bilhete Único Intermunicipal (BUI), com integrações no valor de R$ 8,55 e tarifa social de R$ 5, continua exclusivo do Riocard.