O sistema BRT é a menina dos olhos do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), que não poupa esforços — nem cifras — para deixá-lo ao seu gosto. Exemplo disso é que o município pegou R$ 250 milhões emprestados no Banco do Brasil apenas para a requalificação do BRT.
A publicação do extrato do contrato saiu no Diário Oficial desta quinta-feira (21). O acordo prevê um ano de carência e mais 108 meses (9 anos) para pagar. Desde que reassumiu a prefeitura, em janeiro de 2021, Paes vem realizando uma série de ações no BRT, seu grande “xodó” na área dos transportes.
Em novembro daquele ano, Paes apresentou o primeiro projeto de requalificação do modal, que começou com a locação de frota, possibilitando a substituição gradativa dos ônibus antigos. Hoje, o BRT não é mais operado pelas empresas de ônibus, mas sim pela Mobi-Rio, criada pela prefeitura.
Em dezembro de 2022, os primeiros 48 ônibus amarelos, que substituíram os azuis, começaram a rodar nas pistas exclusivas do BRT. Já em julho deste ano, a prefeitura publicou, no Diário Oficial do dia 3 daquele mês, o aviso de licitação para a compra de mais cem ônibus.
Os veículos, com capacidade mínima de 80 passageiros, vão equipar os corredores do BRT e o valor do contrato está estimado em até R$ 213,9 milhões.

Por FÁBIO MARTINS e VÍTOR D’AVILA
Que é que significa “na calha”?
Ou seja …vai deixar dívida para a próxima Gestão…. E ainda sai com o bolso cheio kkkkkkk
Monopolizando o Transporte Público… A Bilhetagem…deixando o Cidadão sem opções….. ônibus lotados ….contratos ilícito aprovados por vereadores comprados …. empréstimos recorrentes ….sai milionário e empurra a dívida para a o próximo Prefeito
O transporte público sempre foi monopólio besta quadrada, conhece o nome de Jacob barata filho? Esse é o nome do monopólio.
Bom era na época do Pastor
Saúde .. educação .. funcionalismo.. que se lasque ….Gestor de Pão e Circo
Sr Lázaro do Nascimento Silva, o senhor tem provas do que está afirmando?
O mais estranho é colocar esse dinheiro na mão de uma pessoa que gastou tanto com profissionais terceirizados. E ainda deixou a desejar em licitação onde as empresas não realizaram completamente o que estava nas cláusulas contratuais. O mesmo senhor Prefeito ficou sabendo do ocorrido e não demitiu ela. Coisas do Brasil….
Concordo plenamente só quem sabe a nessecidade dos transportes públicos e realmente quem trabalha é usa muito tempo ficou sem investimento agora o Eduardo paes está investindo show está de parabéns
Verdade Lázaro e sem falar que ele só sabe reformar praça e parques , ele fica insistindo só em ônibus ao invés de junto com o governo estadual investir na malha ferroviária como trens e metrô!
Parabéns aí prefeito…
A cidade estava abandonada qd ele reassumiu depois de 4 anos nas mão de um bandido usuário de bebia e encantador de idiotas (Crivella)
Pães foi, é e será sempre o melhor prefeito que vi na cidade do Rio de Janeiro. Tomara vire governador e não venha outro Crivela pra destruir tudo.. mas sempre vira um bostorarisra pra criticar. Parabéns EDU.
Vc tá falando isso pq não deve andar de carro e passar pela avenida Brasil.
TA INVIÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁL.
Vocês votam e depois reclamam decidam-se
Acho o BRT uma ótima sacada. Quem n gosta, n usa.
Quem votou nessa tranqueira do Paes carrega a culpa pelas cacas que esse infeliz faz.
Alguém vai ter de arcar com o prejuízo depois.
A saude pública esta de mal aior
Sistema arcaico= ônibus
Transporte de massa é trem e metrô. O cara sucateia a cidade. VLT é lerdo. E ainda quer colocar mais no Rio.
E os servidores municipais todos de Pires na mão e sem nenhum perspectivas de plano de cargos e salários e sem aumento no ticket alimentação que já está com mas de 16 anos com um valor de $ 264,00 reais. QUERIA CONVIDAR O PREFEITO PARA ALMOÇAR COM 12 REAIS. QUE É O VALOR QUE ELE FORNECE PARA OS SERVIDORES.
Carioca tá reclamando de quê mesmo ?
Esse mesmo paes saí governador ele ganha e te rouba de novo
Carioca gosta de corrupto
Um ser desse ainda vai ser eleito governador do RJ.
Cadê a viga que sumiu da perimetral?
Obrigado Eduardo Paes !!!
Com a Mobi Rio o BRT está sensacional !!!
Uma sugestão : A Linha 61 Gentileza (expresso)
Tbm deveria rodar aos sábados !!!
Por que não começar já a mesclar os modernissimos ônibus elétricos com os atuais ônibus a combustão do BRT?
Ele está gastando o que pode na prefeitura, deixando um rombo com os vereadores comprados, o povo vai pagar essa conta, ainda tem otários que votam nesse cara!
Só quem pegava um ônibus para Deodoro ou mais além dormia e acordava parado no mesmo lugar crítica o sistema de BRT eu testei e fui em 30 minutos do gentileza a Deodoro peguei gentileza para o galeão com meus filhos que iam pra Natal RN em total segurança e rapidez uso o túnel Marcelo Alencar e lembro da palhaçada que era pra chegar ao centro do Rio há uns 15 anos atrás e acho o VLT um charme a mais na cidade além de usar o complexo do porto maravilha em seus mega eventos e oportunidades de diversão criticar é fácil coisa de gente de esquerda que só sabe roubar e pisar de bonzinho para os incautos e desavisados parabéns Eduardo Paes Cristo também viveu a ingratidão e a senha da burrice e da maldade e inveja humana…
BRT funciona muito bem na Brasil. Sorry, oposição!
Bom era na época do Pastor segundo esse pessoal
Namoral, esse cara acabou com a avenida Brasil e de quebra a linha vermelha.
Será que é difícil deles entender que transporte público em massa é trem e metrô ?
Antes a avenida Brasil tinha engarrafamento e hj nem anda.
Transporte de massa é Trem e Metrô ….onibus é suplementar! Peço que os comissionados que defendem esse meio de transporte REFLITAM sobre essa capacidade de andar pra trás!
E os funcionários ralando igual escravo, por contrato por prazo determinado, sem nenhuma segurança trabalhista!
Ficam dependendo de gestores incompetentes para renivar o contrato e não perder o pão.
Afinal, o BRT funciona, mas os escravos por trás do serviço são esculachados diariamente. Sem direito a nada!
Sem direito a aviso previo e seguro desemprego quando são dispensados.
E o Prefeito samba e dinheiro no bolso, arrecadando horres com os ônibus.
Motorista que arranha o carro é desligado por justa causa!
E a fiscalização do trabalho do TRT RJ, rindo da desgraça dos deseperados.
E a saúde e a educação, o prefeito do Rio poderia estar gastando este dinheiro com a saúde, equipando mais os hospitais e zera não a fila do Ghesrreq.