O governo federal promove nesta sexta-feira (09), em Angra dos Reis, a primeira rodada de capacitação do Projeto Novas Rotas na Costa Verde. A iniciativa capitaneada pelo presidente Embratur, Marcelo Freixo (PT), visa promover o desenvolvimento de regiões próximas a destinos já consolidados no mercado turístico internacional, incentivando a criação de roteiros temáticos e prolongando a permanência do turista estrangeiro no Brasil. A proposta é fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ampliar o consumo local, gerar emprego e distribuir melhor o fluxo de visitantes pelo território nacional.
“Fizemos um grande lançamento em abril, em Barra do Piraí, com os prefeitos e prefeitas das regiões Sul e Centro Sul Fluminense, Médio Paraíba e Costa Verde, e agora vamos a Angra para, de fato, dar início efetivo ao projeto. A equipe técnica da Embratur vai promover gratuitamente uma capacitação de agentes públicos e privados vinculados ao turismo, desde vereadores a proprietários de hotéis, pousadas, restaurantes e atrações turísticas, de uma maneira geral, para que a gente possa, cada vez mais, usar o turismo para gerar emprego e renda nas nossas cidades”, destacou Freixo.
O evento, em razão da alta procura, será realizado no Teatro Municipal, e contará com a presença dos prefeitos de Angra dos Reis (Claudio Ferreti, MDB), Mangaratiba (Luiz Claudio Ribeiro, Republicanos), Itaguaí (Rubem Vieira de Souza, Podemos) e Paraty (Zezé Porto, Republicanos), além da vice-prefeita de Rio Claro, Maria Augusta Ferreira e dos secretários de turismo dos municípios da região.
“Sempre falei que Angra não poderia ficar isolada, e deveria estar junto das cidades da Costa Verde para potencializar esse destino turístico em parceria com a Embratur. Queremos mostrar uma Angra que vai além das belezas naturais que qualquer um pode ver pela internet. O turista que vem ao Rio pode perfeitamente passar uma semana na nossa região, conhecer também Paraty, Rio Claro e nossas cidades. E com certeza, nesta parceria com a Embratur, teremos sucesso neste projeto que vai se estender por todo o país. Estamos batendo recordes no turismo estrangeiro. Devemos chegar a 8 milhões de visitante este ano no país, mas nosso potencial é muito maior e fico feliz de estarmos caminhando neste sentido”, disse o prefeito Claudio Ferreti.