Um mutirão de limpeza retirou mais de 400 pneus abandonados do fundo do Canal do Itajuru, em Cabo Frio, Região dos Lagos, no último sábado (22). A ação aconteceu no trecho próximo à Estátua do Pescador e contou com a participação do prefeito da cidade, Dr. Serginho (PL), que postou a iniciativa em suas redes sociais.
A mobilização, organizada em parceria com a ONG Mar sem Lixo, envolveu 20 mergulhadores, barcos, lanchas e caminhões para a remoção dos resíduos. Além dos pneus, foram encontrados garrafas de vidro, peças de metal, redes de pesca e até um aparelho de ar-condicionado.
O prefeito Dr. Serginho ressaltou a importância da conscientização ambiental. Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele aparece sobre os pneus retirados do canal.
“Mais do que a limpeza, essa é uma ação de conscientização. Cabo Frio tem um patrimônio inestimável, que são as nossas belezas naturais e a nossa lagoa. Isso é um patrimônio que a gente tem que preservar. Estamos vendo várias crianças aqui. Então a gente quer gerar consciência para essa futura geração, e preservar o que a gente tem de melhor”, destacou o prefeito.
A vice-presidente da ONG, Gisele Letieri, reforçou a necessidade de evitar o descarte irregular de lixo.
“Acho que o principal objetivo dessas ações é sensibilizar. A gente sabe que a gente não vai conseguir tirar tudo, mas é fazer com que as pessoas de Cabo Frio principalmente tenham essa noção de pertencimento. A gente precisa cuidar do que é nosso. A gente precisa amar para a cuidar e evitar que esses resíduos parem no mar, porque hoje o ser humano já está sendo impactado pelas próprias ações, não só os animais marinhos. O ser humano hoje come, bebe e respira plástico”, finalizou Letieri.
O Canal do Itajuru está localizado nos municípios de São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, sendo que a maior parte de sua extensão fica em Cabo Frio. Ele conecta a Lagoa de Araruama ao Oceano Atlântico, desempenhando um papel fundamental na comunicação entre as águas lagunares e o mar.