Ainda que pese a seriedade do ato institucional, a cerimônia de diplomação dos eleitos em outubro, conduzida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Câmara dos Vereadores do Rio, nesta quarta-feira (18), pareceu uma festa de formatura.
Da quinta série.
‘Senta!’
Primeiro, pelo senta-levanta. Ninguém conseguia ficar quietinho no seu lugar.
De tão ouriçado, Flávio Valle (PSD) levantou no meio do plenário justamente na hora da diplomação do prefeito Eduardo Paes (PSD) — para desespero de fotógrafos e cinegrafistas, que perderam a imagem mais importante da solenidade.
O grito de “senta!” foi uníssono, mas o moço fez a egípcia.
Nem pensar
Mas teve os seus momentos saia-justa também. O primeiro vereador a receber o diploma, por ter sido o mais votado, Carlos Bolsonaro (PL) cumprimentou quase todos os coleguinhas.
Mas pulou Mônica Benício (PSOL), a viúva de Marielle Franco.
Até tu, poderoso?
Outro a tomar uma chamada da galera foi o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD). Pois não é que ele também levantou e ficou na frente da foto de diplomação do futuro secretário de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho?
Mandachuva, ou não, também levou o grito de “Caiado , senta!”
O troco
Mônica Benício (PSOL) também foi receber o seu diploma — e pulou, de volta, Carlos Bolsonaro (PL).
Ficou tão aflita, que acabou não cumprimentando o futuro líder do Governo, Márcio Ribeiro (PSD), que estava bem ao lado do filho 02 de Jair Bolsonaro.
Momento provocação
Leonel de Esquerda (PT) — aquele que levou o dramático chute em campanha, no episódio que envolveu o candidato do União a prefeito Rodrigo Amorim — fez o L quando passava diante de Carluxo.
Os fashionistas
Leonel, aliás, chamou a atenção no quesito fashion (ao contrário). O moço pôs uma bolsa a tiracolo, vermelha, cruzada sobre o terno. Tinha também o botton do PT — mas, aí, até ficou bonitinho.
Quem chamou a atenção pelo look bacana foi Talita Galhardo (PSDB), de terninho.
E Didi Vaz (PSD), Caiado e o vice-governador Thiago Pampolha (MDB).
O trio estava de gravata Hermès — oficial, nada de imitação de camelô.
Os pimpolhos
Pampolha, aliás, foi prestigiar os seus candidatos agora eleitos vereadores. Fez fotos com Rodrigo Vizeu e Vítor Hugo, ambos do MDB.
Também estavam lá para festejar com os seus pimpolhos o deputados estaduais Márcio Canella (União), Filippe Poubel (PL), Rodrigo Amorim (União), Alan Lopes (PL).
Mas apesar da presença dos bélicos, não houve confusão. Só festa e, claro, zoação.
Hermés às nossas custas. Deviam usar C&A.