O juiz eleitoral Paulo Henrique Caetano Ramos, da 138ª Zona Eleitoral de Queimados, concedeu liminar, nesta quarta-feira (2), para retirar do ar uma pesquisa eleitoral de intenção de voto no município. A medida atende a pedido feito pelo prefeito e candidato à reeleição, Glauco Kaizer (União).
O levantamento foi feito pela Real Time Big Data e contratado pela empresa 3 Poderes Mídia. Em sua argumentação, o candidato apontou irregularidades como, por exemplo, a contratante ser sediada em Brasília/DF e a pesquisa incluir questionamentos que não teriam a ver com a disputa no município.
A decisão ressalta que duas perguntas da pesquisa apresentam questionamentos sobre a aprovação do governador Cláudio Castro (PL) e do presidente Lula (PT). Para o juiz, a pesquisa “traz questionamentos que nada fazem sentido para análise ao cargo de prefeito deste município de Queimados”.
A decisão determinou a retirada imediata da pesquisa do ar, além de multa de R$ 106,4 mil em caso descumprimento, o valor máximo. Além disso, deu prazo de dois dias para a empresa que realizou a pesquisa e a contratante apresentem suas defesas.