ATUALIZAÇÃO às 15h51 para inclusão de posicionamento de Dimas Gadelha e às 16h para posicionamento de Capitão Nelson
Os candidatos mais cotados para a Prefeitura de São Gonçalo, na Região Metropolitana, não estavam muito afim de debater, na tarde desta quinta-feira (26). O prefeito e favorito à reeleição, Capitão Nelson (PL), e Dimas Gadelha (PT) faltaram ao debate promovido pelo G1, do Grupo Globo.
Além deles, o outro convidado foi o deputado estadual Professor Josemar (PSOL), único a participar da atividade. Sendo assim, o debate se tornou uma sabatina com o prefeitável. O candidato criticou a ausência de seus concorrentes.
“Capitão Nelson fugiu do debate no G1, Será que ele tem medo de enfrentar a verdade? Dimas Gadelha não aguentou a pressão e foi embora. Enquanto uns mostram falta de coragem, seguimos de cabeça erguida na luta por uma São Gonçalo melhor”, lamentou.
Mediador do encontro, o jornalista Edimilson Ávila justificou que Nelson e Dimas cancelaram de última hora suas participações. “Dimas Gadelha e Capitão Nelson decidiram em cima da hora não participar”, disse Ávila.
Por meio de nota, Dimas Gadelha explicou a ausência: “Fui o primeiro a chegar na Globo para o debate do G1 e tinha a confirmação de presença do atual prefeito, cheguei a participar do sorteio, mas com a ausência em cima da hora do capitão Nelson, meu principal adversário, não fiquei pois aguardo Professor Josemar no meu palanque do segundo turno, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2020 e também em 2022 quando fizemos juntos o Lula.”
Já a campanha de Capitão Nelson limitou-se a dizer que “o candidato, infelizmente, não poderá comparecer ao debate nesta quinta-feira, por questões pessoais intempestivas.”
Assim como aconteceu em debates com candidatos de outros municípios, as cadeiras de Capitão Nelson e de Dimas Gadelha foram mantidas no estúdio, vazias. A série de sabatinas do G1 foi marcada por diversos casos de ausência de candidatos à reeleição ou governistas.
Os governistas Rodrigo Neves (PDT), de Niterói; Dudu Reina (PP), de Nova Iguaçu; Netinho Reis (MDB), de Duque de Caxias; e Valdecy da Saúde (PL), de São João de Meriti faltaram. Também houve opositores que declinaram como Léo Vieira (Republicanos), também de Meriti; e Márcio Canella (União), de Belford Roxo.