O blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, foragido há um ano de ordem de prisão decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), publicou nas redes sociais um vídeo no qual acusa candidatos ditos de direita no Rio de Janeiro de usarem o nome Bolsonaro só para conquistar os eleitores — porque, segundo ele, seriam ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
“Parece que o PL do Rio de Janeiro está com planos de eleger Lula em 2026. E eu não posso deixar isso acontecer. Estão vendendo o PL como uma grife Bolsonaro e deixando na mão de comunistas, petistas, esquerdistas”, disse o blogueiro, que é um dos alvos do inquérito sobre as milícias digitais.
Entre os candidatos que seriam “falsianes”, segundo Eustáquio, está Valdecy da Saúde, aspira do PL a prefeito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O vídeo mostra Valdecy de camisa vermelha, na campanha passada para deputado estadual.
“Um petista de carteirinha, vocês estão vendo aí a imagem”, diz Eustáquio. “Um populista, que quer apoiar Lula em 2026. O Valdecy da Saúde sempre foi petista e agora quer se camuflar de bolsonarista”.
O blogueiro também fala da política de Búzios, onde Rafael Aguiar (PL) escolheu Leandro do Bope, do MDB, como vice.
“Logo ele que disputou uma eleição suplementar, com o apoio do PT, PV, PCdoB, e agora vai estar na chapa bolsonarista. Pergunta para o Flávio Bolsonaro quem é que ele vai apoiar lá e aí vocês vão dar valor ao que o Oswaldo Eustáquio está falando”, disse, batendo no peito.
Ele também não recomenda o voto dos bolsonaristas em Professor Lucas, de Seropédica; e Renato Cozzolino, em Magé, também na Baixada Fluminense.