Apesar do recesso em Brasília, o deputado federal Eduardo Bandeira de Mello (PSB-RJ) tem batido ponto religiosamente no gabinete auxiliar, no Centro do Rio, para atender os pré-candidatos do partido.
Nas últimas duas semanas, Bandeira recebeu prefeitos, vereadores de mandato e aspiras que concorrerão em outubro. Passaram pelo gabinete da Nilo Peçanha mais de 40 pessoas, de vários municípios: Campos, Nova Friburgo, Macaé, Queimados, Resende, São Jesus do Itabapoana, Petrópolis, São Gonçalo, São Pedro D’Aldeia, Iguaba, Araruama, Paulo de Frontin, Barra do Piraí, Duque de Caxias, Sapucaia, Areal e Valença.
A executiva nacional nomeou os sete membros do novo diretório estadual — e o ex-deputado Alessandro Molon continua sendo o todo-poderoso do partido no Rio. O diretório vale por um ano.
Enquanto isso, Bandeira rodou o estado. Marcou presença na convenção do PSD, que confirmou a candidatura de Eduardo Paes na capital; na do PDT, em Queimados, que consagrou o nome de Max Lemos para concorrer pela quarta vez e, contrariando a resolução do PSB, fez questão de prestigiar a de Rodrigo Neves (PDT), que concorre ao cargo pela terceira vez, em Niterói. O partido de Bandeira, leia-se o grupo de Molon, decidiu caminhar com Taliria Petrone, do PSOL, de olho nos votos dos psolistas para 2026.
O deputado federal também esteve em Nova Iguaçu, na convenção que lançou o nome de Aluísio Gama a prefeito, e em Itaguaí, prestigiando o lançamento do Dr. Antônio Antunes.
Com Paes, piadinha de futebol
E ainda recebeu Eduardo Paes em uma sala reservada antes da convenção do PSB na última segunda (29), na sede do partido. O PSB declarou apoio ao prefeito para a reeleição e entre elogios e afagos, o deputado brincou, dizendo que a vitória de Paes, “seria no primeiro turno, deixando o 6×1 para dentro das quatro linhas”, fazendo alusão ao jogo em o Vasco do prefeito vascaíno perdeu de lavada para os rubro-negros.
No final de semana, Bandeira esteve em Duque de Caxias na convenção do PSB que lançou Wesley Teixeira a prefeito e subiu a serra para prestigiar a convenção de Rubens Bomtempo, também do PSB, em Petrópolis. Na próxima sexta (9), Bandeira se reúne com Andrezinho Ceciliano, em Paracambi.