Além do PSD do prefeito do Rio, Eduardo Paes, outros partidos aproveitaram o primeiro dia liberado para as convenções partidárias para oficializar seus candidatos a prefeito em diversos municípios do estado.
A largada foi dada pelo PL em Cabo Frio, com Dr. Serginho; pelo Republicanos em São João de Meriti, que vai de Léo Vieira, e pelo PDT de Queimados, que aposta na volta de Max Lemos à prefeitura.
O presidente estadual do União Brasil e da Alerj, Rodrigo Bacellar, subiu a serra para oficializar o nome de Leonardo Vasconcellos para a Prefeitura de Teresópolis, e teve também outro integrante do partido, o Clébio Jacaré, confirmado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
Confira nomes formalizados para as eleições 2024 neste sábado:
Dr. Serginho (PL), em Cabo Frio
Com coligação composta por 14 siglas e 126 candidatos a vereador, a convenção partidária oficializou o deputado estadual Dr. Serginho como postulante a prefeito de Cabo Frio. O vice será o vereador Miguel Alencar (União), atual presidente da Câmara Municipal.
Os partidos que integram essa aliança são: PL, União Brasil, Republicanos, Progressistas, Podemos, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSD, PMB, DC, PRD, Agir e Mobiliza.
Clébio Jacaré (União), em Nova Iguaçu
Marcando início da coligação Renova Iguaçu, o empresário Clébio Jacaré é oficialmente o candidato do União a prefeito da cidade. A médica e ex-vereadora de Mesquita Rosimere Guarnier é a vice na chapa. Jacaré tem como partidos aliados: Democracia Cristã, Podemos, AGIR e PMN.
Embora o PL vá de Dudu Reina (PP), os deputados bolsonaristas Alan Lopes e Luiz Lima foram, ao lado de Rodrigo Amorim (União), prestigiar e mostrar apoio à enorme convenção de Jacaré.
Léo Vieira (Republicados), em São João de Meriti
Com apoio do PSD, PRTB, MDB, PDT, PMN e Podemos, o deputado estadual Léo Vieira foi formalizado o candidato do Republicanos à Prefeitura de São João de Meriti. A vereadora Dra. Leticia Costa (MDB) — que no passado foi aliada do atual prefeito Dr. João (PL) — será a vice da chapa.
Participaram da festa de lançamento a deputada federal e secretária estadual de Desenvolvimento Social, Rosângela Gomes (Republicanos), e, pelo MDB, o deputado estadual e secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, e o irmão dele, Leonardo Picciani, secretário Nacional de Desenvolvimento Ambiental.
Max Lemos (PDT), em Queimados
O deputado federal Max Lemos (PDT) e o presidente da Câmara de Vereadores, Tuninho Vira Virou (PP), tiveram seus nomes ratificados para a disputa aos cargos de prefeito e vice-prefeito de Queimados, na Baixada Fluminense.
Na tentativa de voltar à prefeitura, Max também conta com o apoio dos seguintes partidos: PSD, Podemos, PRTB, PT, PCdoB, PV, PRD, Avante, PSDB e Cidadania.
Depois de sua convenção, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), foi para Queimados prestigiar o evento de Max na Vila Camarim. A pajelança contou também com o prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa, e dos deputados federais Otoni de Paula (MDB), Laura Carneiro (PSD) e Dr. Luizinho (PP).
Leonardo Vasconcellos (União), em Teresópolis
O União Brasil confirmou em convenção seu primeiro candidato a prefeito de Teresópolis: o presidente da Câmara Municipal, Leonardo Vasconcellos, que terá como vice a ex-prefeita Afaf Ribeiro (PMB). A coligação é formada ainda por PDT, PRTB, DC.
O evento foi abeto pelo presidente do União Brasil e presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar, que exaltou o compromisso e empenho de Leonado pela cidade.
Luiz Cláudio Ribeiro, Mangaratiba
Quem também contou coma presença de Bacellar na convenção neste sábado foi o deputado suplente Luiz Cláudio Ribeiro, que será o candidato do Republicanos à Prefeitura de Mangaratiba. O vice será o médico Lucas Venitto, do PL bolsonarista.
A chapa conta ainda com o apoio do Solidariedade, Agir, Avante, PSD, PMN. Os deputados estaduais Giovani Ratino (SDD) e Claudio Caiado (PSD) também marcaram presença.
Professor Josemar (PSOL), São Gonçalo
A federação PSOL / Rede confirmou o nome do deputado estadual Professor Josemar como candidato a prefeito em São Gonçalo. O vice é o professor e ambientalista Helio Ernani Capilé.
Com a presença de cerca de 600 pessoas e o apoio partidário do PCB e da Unidade Popular (UP), a convenção consagrou um total de 28 candidatos para a Câmara Municipal.