O Centro do Rio ganhou um novo espaço cultural nesta semana: a Arrecife Galeria. O nome homenageia a capital de Pernambuco, terra natal do artista visual Bruno Alheiros, que fundou o espaço, situado no nº 61 da Rua do Rosário.
A galeria pretende fomentar a integração entre artistas independentes, especialmente os do Nordeste, e proporcionar desenvolvimento profissional. A abertura do espaço ocorreu de forma simultânea a sua primeira exposição, entitulada “Juntos Devemos Nos Mover Como Ondas”, com curadoria de Aslan Cabral.
A mostra traz uma coleção diversa de obras de artistas nordestinos (Carlos Melo, Christina Machado, Coletivo Encruzilhada, Débora Vicente, Diogum, Fernando Portela, Heitor Dutra, Marcela Dias, Ossy Nascimento e Vitor Genuíno). A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta, das 12h às 20h; e aos sábados, das 9h às 15h.
A Arrecife é parte do programa Reviver Cultural, realizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), em parceria com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), visando incentivar a ocupação de imóveis antigos da cidade com projetos ligados à arte e à cultura.