O samba, na Riotur, não anda exatamente cadenciado nos últimos tempos. O novo presidente, Patrick Corrêa, foi nomeado há quase um mês — mas ainda não assumiu o comando do desfile. Gustavo Mostof continua apresentando o enredo da estatal responsável pelo réveillon, pelo carnaval e pelos grandes eventos — como o show da Madonna na Praia de Copacabana.
Madonna, aliás, foi um dos motivos para a escola de Patrick permanecer na concentração. Ele foi nomeado no Diário Oficial do dia 17 de abril. Mas a organização do maior show da história da cidade já estava em andamento, sob o comando de Mostof.
O combinado, então, era que a nova equipe só assumiria a estatal, de fato, depois da apresentação da cantora. Nesse meio tempo, o nome do novo presidente foi aprovado pela assembleia de acionistas da empresa. Patrick também encaminhou ao prefeito Eduardo Paes (PSD) o pedido de nomeação dos demais integrantes da diretoria.
Mas Madonna encantou os cariocas — e escandalizou os conservadores — no dia 4. Até agora, uma semana depois, nada aconteceu. A turma de Patrick diz que a atual diretoria não repassa as informações. Já a galera de Mostof diz que não pode repassar os dados da empresa a quem não é nomeado na casa.
Nesta sexta-feira (10), foi publicada no Diário Oficial a autorização da licitação para a construção da “Fábrica do Samba” — os barracões das escolas da Série Ouro — no terreno da antiga Estação da Leopoldina. No mesmo dia, foi assinado o termo de cessão definitiva de uso do edifício histórico, entre a União e a prefeitura. Patrick sequer foi avisado. Como noticiou Quintino Freire, do “Diário do Rio”, só Mostof compareceu.
O descompasso gerou uma série de especulações — há até quem aposte que Patrick não ficará no comando da estatal. Mas Paes reagiu enfaticamente contra os boatos.
“Patrick é o presidente. O resto é fofoca e burocracia”, disse o prefeito e dono da caneta.
Mas, enquanto o moço não pisa na pista e Mostof não passa do portão da Apoteose, cada instrumento toca num ritmo e os passistas continuam sambando em direções opostas.