Depois de dias de forte calor, com recordes de sensação térmica, os temporais voltam com força no Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um “aviso de grande perigo” para a Região Sudeste na próxima sexta-feira (21).
A previsão de “chuva extrema” para o estado está preocupando metereologistas. O fenômeno deve registrar acumulados de 200 milímetros por dia até o domingo. Acima de 50mm já é considerada intensa, o que pode causar deslizamentos e alagamentos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) convocou uma reunião com representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e das defesas civis Estadual, do Rio e das cidades da Região Serrana, para deixar a população de sobreaviso.
De acordo com o Climatempo, “a situação é muito especial, pois a chuva indicada pelos modelos meteorológicos é realmente excepcional. Nesses dois dias (sexta e sábado), a chuva será frequente/persistente e terá períodos em que cai de forma intensa, com taxas horárias muito elevadas. Isso irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24h/48 horas”.
O instituto considera volumes de chuva acima de 500mm, semelhante ao da tragédia do litoral paulista de São Sebastião ou a da Região Serrana do Rio, em janeiro de 2011. As regiões mais afetadas com possibilidade de enchentes estão na Baixada Fluminense, litoral norte e na Região Serrana.
“Estima-se que, em algumas áreas, possam ser acumulados volumes da ordem de 300 a 500 mm (volumes médios na região, não descartando que pontualmente esses valores possam ser ultrapassados)”, acrescentou o órgão.
Além dos grandes volumes de chuva, o aviso do Inmet destacou a previsão de ventos superiores a 100 km/h. “Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário”, pontua o sistema.