Quem for aproveitar os blocos de rua e os desfiles na Marquês de Sapucaí durante o carnaval 2026 contará com um esquema especial de transporte público no Rio. Metrô, trens e barcas terão operação reforçada, com mais veículos em circulação e intervalos menores entre as viagens.
Metrô
O metrô funcionará sem interrupções das 5h de sexta-feira (13) até as 23h59 da Quarta-Feira de Cinzas (18). As linhas 1 e 4 operarão entre Uruguai e Jardim Oceânico, enquanto a linha 2 fará o trajeto entre Pavuna e General Osório.
Para quem vai ao Sambódromo, a orientação é desembarcar na estação Central do Brasil para acessar os setores ímpares e na Praça Onze para os setores pares.
A estação Presidente Vargas ficará fechada entre os dias 14 e 17. Já a estação Cinelândia funcionará das 6h às 20h nesse período. No Desfile das Campeãs, o metrô também vai operar sem interrupção.
Trens
Os trens circularão 24 horas a partir das 4h de sexta-feira (13) até as 22h45 da Quarta-Feira de Cinzas (18). A estação Central do Brasil permanecerá aberta durante todo o período.
Haverá trens extras partindo da Central para os ramais de Santa Cruz, Japeri, Saracuruna e Belford Roxo. Nos dias 14, 15 e 17, quando estão previstos megablocos, os ramais de Japeri e Santa Cruz terão intervalos reduzidos: as viagens de ida acontecerão a cada 15 minutos e as de volta, em média, a cada 20 minutos.
A concessionária também informou que poderá colocar composições extras em circulação conforme a demanda.
Barcas
As barcas terão intervalos menores e viagens extras, especialmente na linha Arariboia, nos dias de maior movimentação de blocos. A linha Paquetá também terá reforço.
Pela primeira vez, as linhas Charitas, no dia 16, e Cocotá, no dia 18, vão operar durante o carnaval. Com o esquema especial, o governo espera garantir maior fluidez no transporte e reduzir impactos no deslocamento dos milhões de foliões esperados para a festa.

