Um idoso foi encontrado por agentes da Secretaria de Envelhecimento Saudável da prefeitura em um imóvel com condições insalubres em Realengo, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (05). Segundo a família, ele enfrenta um quadro de alcoolismo e costumava viver no local há cerca de 30 anos.
O imóvel onde ele foi encontrado tem quatro metros quadrados e apenas um cômodo. O espaço estava sujo com fezes, vômito e uma infestação de insetos. Parentes alegaram já ter tentado tirar o idoso local, mas ele costuma abandonar a residência da família para retornar ao imóvel.
O idoso recebe benefício previdenciário, mas os valores estariam sendo retidos por parentes. Aos agentes, a filha dele informou que não costuma deixar o cartão com o pai para impedir que ele gaste com bebidas alcoólicas. Segundo a Secretaria, ela foi notificada pela Polícia, mas, como colaborou, foi liberada para seguir no Samu com o pai após o resgate.
O homem foi encaminhado para a UPA de Realengo, onde vai passar por avaliação médica detalhada. Após os exames iniciais, ele será integrado à rede municipal de assistência para receber atendimento especializado e acompanhamento social, segundo a prefeitura.

