O Detran-RJ começou a liberar, nesta segunda-feira (19), as datas das provas teóricas no Rio para os alunos do curso gratuito oferecido pelo aplicativo CNH do Brasil, lançado em dezembro. O novo modelo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação permite que os alunos marquem as provas diretamente com o Detran, sem precisar da mediação de autoescolas.
Para marcar a prova, o aluno precisa ter concluído o curso teórico no aplicativo, cadastrado o serviço de primeira habilitação em uma unidade do Detran e efetuado o pagamento do Duda. Além disso, só poderá marcar a prova o aluno que tiver sido aprovado na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental.
Detran-RJ iniciou reprocessamento de horas para quem já tinha começado processo pelo modelo antigo
Desde a última quinta-feira (14), o Detran-RJ realiza o reprocessamento da carga horária de futuros condutores que já tinham começado o processo de obter a primeira habilitação e que estão migrando para o novo processo. O procedimento de adaptação é feito de forma automática e gradual pelo departamento.
O novo modelo de obtenção da CNH permite que a capacitação teórica seja realizada de forma gratuita e online, sem uma carga horária mínima. Também deixa de ser obrigatório que o candidato faça aulas em autoescolas. Para as aulas práticas, a carga horária mínima passou a ser de duas horas. A formação vai poder ser feita por meio de autoescolas tradicionais ou com instrutores autônomos, credenciados pelo Detran.

