Após ter mar agitado nas primeiras horas do ano, a orla do Rio pode voltar a ter ondas de até 2,5 metros a partir desta segunda-feira (19). A Marinha do Brasil voltou a emitir um aviso de ressaca marítima para a região, que começa a valer por volta das 15h. O alerta é válido até, pelo menos, 21h de terça (20) em todas as praias do município.
Apesar dos horários, a ressaca pode afetar as ondas em horários imediatamente anteriores e posteriores aos previstos no aviso. Por isso, a recomendação das autoridades é evitar banhos de mar, esportes aquáticos e navegação. O Centro de Operações e Resiliência da prefeitura (COR-Rio) está monitorando a situação na cidade e sugere que moradores também evitem mirantes e ciclovias localizados próximos a praias.
Em casos de acidentes, a Marinha e o Corpo de Bombeiros pedem que banhistas não tentem o resgate e acionem socorro imediatamente pelo telefone 193.
Além de ressaca, semana no Rio começa com chegada de frente fria
A previsão é de que, além da ressaca, a segunda seja marcada por uma mudança no clima carioca. Segundo o sistema Alerta Rio, uma frente fria se aproxima da cidade nos próximos dias e deve começar a afetar o tempo ainda nesta tarde, com possibilidade de pancadas de chuva fraca a moderada.
A temperatura segue estável, com máxima prevista de 35°C, e o clima deve seguir abafado. A frente fria chega mesmo na terça-feira (20), que deve ter máxima de 26°C. O céu estará nublado e a previsão é de pancadas de chuva acompanhadas de raios na madrugada, de acordo com o Alerta Rio. Os ventos serão de moderados a fortes.

