Acontece entre os dias 3 e 4 de fevereiro a distribuição de ingressos gratuitos para os desfiles de carnaval da Sapucaí destinados a pessoas com deficiência no Rio. Assim como nos últimos anos, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) vai disponibilizar 300 convites por dia de desfile para a frisa do setor 13-PCD do Sambódromo. A ação tem apoio da Riotur.
A distribuição dos ingressos acontece de forma presencial, por ordem de chegada, no Centro Integrado de Atenção a PCDs (CIAD), que fica na Avenida Presidente Vargas, 1997, na Cidade Nova, das 8h às 15h. A pessoa com deficiência interessada deve comparecer presencialmente ao local nas datas de entrega dos convites. A distribuição de senhas começa às 7h30 nos dias.
Caso os ingressos se esgotem, a distribuição pode terminar antes do prazo. Se sobrarem convites, a prefeitura anunciou que vai fazer uma repescagem em uma nova data, ainda não divulgada.
Pessoas com deficiência terão direito a levar um acompanhante para o desfile
O ingresso não pode ser transferido para outra pessoa. Com o benefício, cada participante tem o direito de levar um acompanhante para assistir aos desfiles no Sambódromo.
Para participar, é obrigatório que a pessoa com deficiência apresente documento oficial com foto, CPF e comprovação da deficiência, como laudo médico ou carteira CIPTEA, no dia da inscrição. Crianças menores de 5 anos não podem participar e menores de 18 anos devem se inscrever acompanhados pelo responsável legal.
Os desfiles de carnaval na Marquês de Sapucaí acontecem nos dias 13 e 14 de fevereiro para escolas da Série Ouro e de 15 a 17 de fevereiro para o Grupo Especial.





