Um vazamento de água no sistema que abastece o Rio e na Baixada Fluminense reduziu pela metade a produção e afeta o abastecimento em imóveis na região ao longo desta quinta-feira (08). Um rompimento em uma tubulação alagou setores da Estação de Tratamento de Água do Guandu, em Nova Iguaçu, nesta quarta (07), e afetou a distribuição para municípios atendidos por ela.
A estação já voltou a operar, mas a recomendação da Cedae e das concessionárias que atendem a região é que clientes economizem água ao longo do dia. O fornecimento na Zona Oeste foi totalmente paralisado, segundo a Rio+ Saneamento.
O rompimento aconteceu em uma válvula na tubulação que leva água já tratada para os reservatórios atendidos. Na noite desta quarta, a água começou a jorrar com tanta força que alagou salas da estação, formou pequenas “ondas” e deixou os motores do sistema submersos. Confira imagens do alagamento:
Manutenção no sistema de tratamento de água foi concluída durante a madrugada
Por conta do problema na sala de motores, a operação da estação precisou ser paralisada temporariamente para a manutenção. O sistema ficou mais de quatro horas suspenso. Segundo a Cedae, o reparo começou imediatamente e foi concluído na madrugada desta quinta, por volta das 2h.
Por volta das 7h, a estação já funcionava com a maior parte de sua capacidade. Segundo a Cedae, a operação voltou a 100% por volta das 7h30. Mesmo assim, os efeitos do problema ainda afetam o ritmo do abastecimento em toda a região. A Zona Oeste deve sentir efeitos ao longo de todo dia. Nos municípios da Baixada , o fornecimento não foi paralisado, mas segue reduzido, segundo a concessionária Águas do Rio.


ENQUANTO O POVO SOFRE COM PROBLEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA, A RIO+SANEAMENTO DESPERDIÇA AGUA COM SERVIÇOS DE PÉSSIMA QUALIDADE.
NA RUA SOLDADO ANELIO DA LUZ, TEM VAZAMENTOS PROVOCADO POR SERVIÇOS MAL FEITO, QUE JA DURA MAIS DE 30 DIAS.
E APESAR DAS RECLAMAÇÕES ATÉ A PRESENTE DATA NADA FOI FEITO.
A Águas do Rio presta um péssimo serviço ao Rio de Janeiro e cobra muito é inaceitável