O governo estadual divulgou, em publicação no Diário Oficial desta segunda (01), os prazos e procedimentos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2026 para automóveis usados.
O imposto poderá ser quitado em cota única ou em três parcelas mensais, conforme o calendário oficial que acompanha o Anexo Único da resolução. Segundo a Secretaria de Fazenda, o prazo já começa no dia 21 de janeiro para alguns condutores; confira a tabela completa:

De acordo com o governo, o pagamento do IPVA 2026 vai seguir as regras habituais, com recolhimento em dinheiro e dentro dos prazos estabelecido. A resolução relembra, ainda, que as tabelas de valores venais — que são usadas para calcular o imposto de veículos usados — serão divulgadas posteriormente em uma publicação específica. É a partir dessa tabela que os proprietários sabem quanto vão pagar.

Programa ‘IPVA em Dia’ encerrou neste domingo (30)
As datas para pagamento do imposto no próximo ano são divulgadas um dia após o encerramento das inscrições para o programa IPVA em Dia. A iniciativa do governo estadual permitiu o parcelamento em até 12 vezes dos valores em atraso para quem deixou de pagar o tributo de forma regular entre 2020 e 2025. Mais 100 mil proprietários de veículos no Rio aderiram ao programa.

