Estão abertas até o dia 18 de dezembro as inscrições para o concurso público da Procuradoria Geral do Município do Rio (PGM). O edital abre vagas para os cargos de procurador municipal e procurador da Câmara do Rio. O salário para ambos é de R$ 32.798,21.
O cronograma de provas está marcado para 2026. Segundo a Fundação Getúlio Vargas, banca responsável pelo edital, o concurso vai preencher duas vagas imediatas na Câmara. Já para a função de procurador do município, a prova é para o cadastro de reserva. Os candidatos precisam ter nível superior e, caso aprovados, precisam comprovar inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo menos dois anos de atividade jurídica para tomarem posse do cargo.
As inscrições custam R$ 350 e podem ser feitas através do site da FGV, onde também estão disponíveis o edital completo e o cronograma previsto.
Primeira etapa de provas de concurso acontece em março de 2026
A primeira etapa das provas, com o exame escrito geral, está prevista para o dia 1º de março do ano que vem. Já a etapa de provas específicas acontece entre 29 de junho e 9 de julho, com exames sobre Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Civil e Empresarial, Direito Financeiro e Tributário, Relações de Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Previdenciário. No caso da prova para procurador da Câmara, também é realizada uma prova com questões sobre o processo legislativo municipal.
Por fim, os candidatos passam ainda pela prova oral e pela avaliação de títulos em outubro do próximo ano. A previsão é de que o resultado final com o nome dos aprovados seja divulgado em dezembro de 2026.

