A Câmara do Rio derrubou, na sessão desta quinta-feira (13), o veto do prefeito Eduardo Paes (PSD) ao projeto do vereador Vitor Hugo, presidente municipal do MDB, que cria o Programa Bombeiro Civil Comunitário. O programa prevê medidas de segurança, prevenção e combate a incêndio e outras tragédias nas favelas do Rio.
“Agradeço aos meus colegas vereadores por terem compreendido a importância deste projeto, que pode significar muito para uma pessoa da comunidade numa situação de emergência. Os bombeiros comunitários poderão salvar muitas vidas e o projeto é de extrema necessidade”, agradeceu Vitor Hugo.
Agentes vão atuar nas favelas do Rio no atendimento de primeiros socorros
O bombeiro comunitário receberá treinamento para atuar nas emergências climáticas, na prevenção e no combate a princípio de incêndios, evacuação e primeiros socorros nas áreas de difícil acesso, em casos de deslizamentos e outras emergências.
O programa será realizado por bombeiro profissional civil, especialista capacitado de acordo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e habilitado pelo Corpo de Bombeiros Militar.
“A lei determina que a prefeitura deverá priorizar os profissionais que moram nas comunidades, para dar mais eficiência ao programa e para manter os bombeiros posicionados estrategicamente para agir de forma rápida e em casos de emergência”, diz Vitor Hugo.

