A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon) e o Procon-RJ notificaram, nesta quinta feira (20), três camarotes da Marquês de Sapucaí, além da plataforma de vendas de ingressos Ticketmaster, por venda de ingressos com valores diferenciados para homens e mulheres. A prática é considerada ilegal.
A notificação exige que os camarotes Allegria, Nosso Camarote e Nº1, cobrem o mesmo valor para todos os consumidores, e que, seja ressarcida a diferença de valores para aqueles que pagaram a mais. Os fornecedores têm 48 horas, a partir da notificação, para se adequarem, sob pena de multa.
De acordo com a secretaria e da autarquia, considerando a existência de dois valores pelo mesmo produto, o consumidor pode exigir que seja cobrado o menor valor. Além disso, segundo o secretário de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a notificação tem o intuito de cessar práticas discriminatórias e abusivas contra as mulheres.
“O Carnaval nem começou e já encontramos irregularidades. Estamos preocupados com a relação de consumo que usa a mulher como atrativo, cobrando valores menores pelos ingressos. Nosso intuito é que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) seja respeitado, assegurando os direitos das pessoas que vão se divertir no Sambódromo”, afirma o secretário.
O consumidor que tiver algum problema para adquirir os ingressos ou na devolução de valores, poderá entrar em contato pelos canais da secretaria e da autarquia.