O Tribunal Regional Eleitoral julga, na sessão desta terça-feira (01), os recursos relacionados ao registro de candidatura de Rodrigo Amorim (União Brasil) a prefeito do Rio e do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) a vereador. A sessão começa às 16h.
A juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo chegou a indeferir candidatura do deputado estadual Rodrigo Amorim (União) à Prefeitura do Rio, alegando que o candidato foi condenado à pena de um ano e quatro meses de reclusão por violência política de gênero contra a vereadora de Niterói Benny Briolly. Mas a magistrada voltou atrás de deferiu o registro até que o recurso fosse julgado pelo TRE.
Em relação a Garotinho, a primeira instância da Justiça Eleitoral manteve indeferida a candidatura dele devido a uma condenação por improbidade administrativa em 2018, o que tornaria Garotinho inelegível por oito anos, ou seja, até 2026.
Na mesma sessão, o TRE também analisar o recurso ao indeferimento do registro de candidatura de Carla Lacerda (MDB) à Prefeitura de Paraty e a situação do prefeito de Três Rios, Joa Barbaglio (REP).