O vice-governador do Rio, Thiago Pampolha (MDB), foi inocentado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em auditoria realizada na Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, por conta do programa Esporte RJ, naépoca em que Pampolha era titular da pasta. A decisão foi proferida nesta quarta-feira (26).
Os conselheiros acompanharam, por unaimidade, o voto do relator, Christiano Lacerda Ghuerren, pelo acolhimento das razões de defesa do vice-governador. A auditoria, iniciada em 2018, encontrou irregularidades no programa, que poderiam ter causado um prejuízo de mais de R$ 21 milhões aos cofres públicos.
A decisão afastou a imputação de responsabilidade aos ex-secretários estaduais, Thiago Pampolha e José Ricardo Ferreira de Brito, no caso, após ficar comprovado que eles não praticaram nenhum ato que contribuísse para as irregularidades constatadas. A auditoria continua apurando sobre os demais envolvidos.
O advogado Igor Costa, que representou Pampolha no processo, afirmou que a decisão do TCE, além de técnica, está em acordo com a lei e “reforça o compromisso de Pampolha com o bem público, como também restaura a verdade dos fatos”.
