O Theatro Municipal do Rio abre as portas do Salão Assyrio para a Contação de Histórias com um convidado muito especial: o projeto “Os Tapetes Contadores de Histórias”, pioneiro no Brasil na criação de cenários têxteis voltados para narrativas orais. A apresentação acontece no próximo dia 13, às 10h, promovida pelo Setor Educativo do Municipal, com patrocínio da Petrobras.
Todo mês, o equipamento cultural vai convidar um contador de história para enriquecer o projeto, que encanta crianças e adultos, proporcionando novas narrativas e vivências. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Theatro Municipal, no valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), com vagas limitadas.
O Tapetes Contadores está comemorando 27 anos dedicados à arte de contar histórias, inclusive tendo participado da edificação da “contação de histórias” como produto cultural para infâncias no Brasil, hoje presente em todos os centros culturais do pais. Será a primeira vez que o grupo vai se apresentar no Municipal e vai levar uma sessão de contos do mundo inteiro, fruto de suas viagens representando o Brasil em mais de 16 países.

“O Theatro Municipal do Rio é uma referência na ópera, na música clássica, no ballet, e, da mesma forma, também será na programação de contação de histórias no Rio de Janeiro. Será uma grande experiência, na abertura desta fase em que os contadores de histórias estão sendo convidados para se apresentarem no equipamento. Há 40 anos não havia nem o termo “contação” na língua portuguesa. E nós, como coletivo de referência nesta categoria artística, contribuímos para a difusão desta arte pelos centros culturais do nosso país, a ponto de hoje compor inclusive as políticas públicas do país”, conta o contador de histórias, artista visual e coordenador do projeto, Warley Goulart.
O Setor Educativo do Theatro Municipal, com patrocínio da Petrobras, realiza todos os meses uma vasta programação, como contação de histórias, visitas guiadas, projeto escola, entre outras atividades. No dia 19, o Theatro recebe mais uma edição da Oficina de Desenho, experiência que faz parte do módulo Arte Educação Petrobras em parceria com a ESPM. As informações estarão disponíveis no site e redes sociais do Theatro.
“O Theatro Municipal está de portas abertas para o público de todas as idades. A contação de histórias mexe com o imaginário das crianças e adultos, apresentação um universo rico em detalhes e surpresas. Ressaltamos, mais uma vez, a importância da parceria com a Petrobras para proporcionar uma programação repleta de atividades para o público”, disse Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.