O espetáculo Nada Me Aflige – Made in Favela, da companhia Contra Bando de Teatro, encerra a temporada de sucesso com três apresentações gratuitas no Teatro Léa Garcia (antigo Correios), de quinta-feira (25) a sábado (27). A peça conta a história de quatro personagens nascidos e crescidos numa comunidade carioca.
Uma jovem que resolve aderir a um aplicativo de conteúdo adulto para conseguir pagar a faculdade e cuidar do pai; um dançarino que não para de dançar para não dançar; uma mãe que precisa lidar com a filha que não para de fazer as dancinhas da internet, enquanto espera seu atendimento na clínica da família; e um estudante periférico que precisa lidar com as dificuldades de acesso por meio de transporte público, além da estigmatização que sofre por ser preto e favelado.
A montagem inédita é uma releitura do primeiro espetáculo do grupo, que teve sua estreia em 2014, e agora, atualizado, ganha os palcos do estado. Antes de chegar ao Teatro Lea Garcia, a peça passou pelos teatros e espaços de cultura da Baixada Fluminense, Cidade de Deus e Complexo do Alemão, onde fica a sede do grupo.
Nilda Andrade é uma das fundadoras do grupo, e, neste ano, foi indicada ao Prêmio Shell, o principal do teatro brasileiro, na categoria de melhor atriz. Ela comentou sobre como o grupo passa suas aflições para o palco em suas apresentações.
“Em 2014, nossas aflições eram outras. Achamos que a melhor maneira de comemorar nossa primeira década de existência seria recriar o espetáculo que abriu nossos trabalhos enquanto grupo. Muita coisa aconteceu nos últimos 10 anos. Muitas aflições foram superadas e outras aflições começaram a fazer parte do nosso cotidiano. Esta montagem é atualização do que nos aflige”, contou.
Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo
Nada Me Aflige – Made In Favela foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo no edital EVOÉ RJ, promovido pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Estado do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A montagem traz a tecnologia como recurso para experimentações de novas linguagens. Com projeção mapeada, o espetáculo explora novas possibilidades de criação e aproveita para discutir os impactos da internet e das novas tecnologias no cotidiano de quem mora na favela.
“Além disso, apresenta uma cartografia de parte do Complexo do Alemão, guiando a plateia pelos becos e vielas, mostrando a cultura e o território de um jeitinho que só o CPX tem”, explicam os artistas.
O espetáculo é o trabalho mais recente do grupo Contra Bando de Teatro, que atua no Complexo do Alemão desde 2013. O grupo foi criado depois que seus integrantes perderam o curso de teatro em que atuavam devido a um incêndio criminoso na sede da ONG onde as aulas eram oferecidas.
Nada Me Aflige – Made In Favela conta com o elenco da primeira montagem do grupo: Nilda Andrade, Marcos Carolinno, Mari Oliveira e Victor Meirelles. A direção é de Rohan Baruck com interlocução artística de Miwa Yanagizawa e Pedro Yudi.
As apresentações acontecerão sempre às 19h e a entrada é franca. O Teatro Correios Léa Garcia fica na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro do Rio de Janeiro.
Eu fui e adorei a peça …
Tudo que foi passado lá na peça acontece. Na vida real …