No meio de um inverno que não faz frio — e com verões cada vez mais quentes — a Secretaria de Educação da Prefeitura do Rio suspendeu o pregão estimado em R$ 1,2 milhão para contratar empresa especializada na manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos do sistema de ar-condicionado do GEO Arena Carioca 3, no Parque Olímpico.
Antigo palco de competições olímpicas, o Ginásio Experimental Olímpico Isabel Salgado foi transformado na maior escola do Rio de Janeiro, com inauguração pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) em fevereiro deste ano.
Compra de 180 aparelhos
Por falar em ar-condicionado, o secretário de Educação, Renan Ferreirinha, autorizou a aquisição de aparelhos na tentativa de baixar a temperatura das críticas na comunidade escolar. Por R$ 678,4 mil, serão comprados 140 unidades de 24.000 BTUs e 40 de 30.000 BTUs.
Mas a oposicionista vereadora Teresa Bergher (PSDB) considerou a quantidade aquém do necessário da rede, e preparou um requerimento de informações para saber quais unidades serão beneficiadas pelo “fresquinho”.
“O problema é que existem quase 1.600 escolas. Quais serão os critérios? Quantas estão devidamente climatizadas? Quando a prefeitura vai colocar efetivamente ar-condicionado em todas?”, questiona Teresa.