O Rio de Janeiro desponta como um polo importante do setor audiovisual. No ano passado, a capital ultrapassou a Cidade do México e Paris, cartões postais de inúmeros filmes e séries, no ranking das cidades mais filmadas do mundo. Foram 7.885 diárias de filmagem por aqui contra 7.876 na capital mexicana e 7.400 da metrópole francesa, segundo a Rio Film Commission, departamento da RioFilme, órgão ligado à Secretaria Municipal de Cultura.
Os dados também colocam o Rio numa posição de liderança no cenário nacional, sendo a cidade brasileira mais capturada em registros para o audiovisual. Em média, ocorreram pelo menos 21 sets de filmagem nas ruas, praias, parques e praças da capital fluminense. Os locais preferidos das produtoras estão todos situados na orla da Zona Sul: Avenida Atlântica, em Copacabana; Avenida Francisco Bhering, em Ipanema; e a Praia do Flamengo.
Entre os principais países que vieram gravar cenas no Rio estão Estados Unidos, França, Áustria, México, Japão, Índia, Equador, Cazaquistão, Canadá e Austrália.
O programa de cash rebate, edital de fomento à realização de produções audiovisuais no Rio lançado pela RioFilme em 2022, contribuiu para chamar as atenções de produtores nacionais e internacionais para a cidade. Por meio do edital, as produções intermediadas por uma produtora carioca conseguem recuperar até 35% dos valores investidos no município durante as filmagens.