As amplas reformulações políticas promovidas pelo governador em exercício, Ricardo Couto, vêm recebendo forte aprovação por parte dos servidores estaduais.
Em dois meses, a reorganização administrativa promovida por Couto já resultou em cerca de 3 mil exonerações de cargos comissionados. Somente na última segunda (1º) , as publicações do governador no Diário Oficial registraram a exoneração de 216 comissionados de direção e assessoramento, além de 58 nomeações.
As atuações como chefe do Executivo motivaram a convocação de um ato público de apoio dos servidores à chamada “Faxina Geral”, marcado para a próxima terça-feira (09), às 14h, em frente ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no Centro do Rio.
Ato convocado por servidores público estaduais
A mobilização foi convocada pelo Fórum Permanente dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (FOSPERJ), que reúne entidades representativas do funcionalismo estadual.
Desde 2020, as organizações reivindicam a recomposição salarial, avaliam que as exonerações e a revisão dos cargos comissionados representam um avanço no combate a distorções da máquina pública e na melhoria da gestão dos recursos estaduais.
Além de manifestar apoio às canetadas de Couto, o ato também vai defender a ampliação do diálogo entre o governo estadual e os servidores públicos. Entre as reivindicações estão a realização de concursos públicos, a regulamentação de leis já aprovadas, o destravamento das progressões funcionais, a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas e a redução das desigualdades no acesso a benefícios entre as categorias.


Esses aí são meia dúzia de militantes políticos, que já estão sabendo que o TJRJ aumentou muito os gastos com viagens desde o ano passado. Não haverá aumento salarial neste ano, porque é crime eleitoral e de responsabilidade fiscal.
A maioria desses concursados por terem estabilidade, não querem fazer nada. Enquanto os de cargo comissionado fazem de tudo para de manter no emprego. Ou seja, esse governador está quebrando o estado com essas mudanças radicais, em vista de que muitas funções não podem parar. Exonerando essa quantidade de pessoas, muitos setores como o de saúde, segurança e transporte vai entrar em crise.
Se os traficantes ( terroristas ) perceberem isso, eles tomam o estado para eles. Isso é muito perigoso.
Infelizmente o governador interino só está vendo a parte de ficar famoso e está esquecendo de ver o que pode acontecer se tirar os funcionários que estão movimentando o estado.
Tem provas de suas desinformações, cidadão ?
Muitos cargos desnecessários, função sem função!! Vai vai ver que a máquina pública não vai parar!!
Kkkkkkk quanta asneira em um comentário só. Provavelmente deve ter sido um dos cabides que foi exonerado. Vamos prestar um concurso pra não reclamar do colega?? Até mesmo para não dever favor a político nenhum e poder defender o estado e não o político.
Parabéns ao Desembargador! Cargo público é pra ser ocupado por quem passa em concurso e não apadrinhados corruptos que fazem rachadinhas! Parabéns!
Salvo raras exceções, grande parte dos comentários é mais da “onda” de ter opinião sobre tudo. Um arrazoado de besteiras sem vinculação com a verdade e com as normas correlatas. Saudade do tempo que o bom senso impedia as pessoas de fazerem afirmações sem conhecimento do assunto.