Mesmo com os dois pés no PSD, o vereador Pedro Duarte, ex-Novo, não perde o hábito de questionar a Prefeitura do Rio. Pois o moço, que vem sendo cantado em prosa e verso pelo partido do prefeito Eduardo Paes, enviou um pedido de informações sobre a desapropriação do imóvel da Rua Barão de Itambi, em Botafogo. Pedro Duarte é presidente da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio.
No fim de novembro, o prefeito desapropriou o imóvel, por meio do mecanismo de hasta pública. Pedro solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano os estudos técnicos que fundamentaram a declaração de utilidade pública e de interesse público para fins de desapropriação do imóvel. E os critérios objetivos usados para enquadrar o caso em hasta pública.
Autor da emenda, Pedro Duarte insiste que o prédio não se enquadra nos critérios
Autor da emenda ao Plano Diretor que criou o instrumento, o vereador insiste que ele não poderia ter sido usado no caso do prédio da Barão de Itambi, porque o imóvel não está desocupado. Há uma academia — frequentada por Pedro Duarte há cinco anos, inclusive — funcionando nos pavimentos superiores.

