O presidente da CPI das Câmeras da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Alexandre Knoploch (PL), anunciou que, na próxima segunda-feira (15), a comissão ouvirá alguns dos principais ladrões de carros do estado de dentro de unidades prisionais. A declaração foi feita durante a quarta oitiva da CPI, realizada nesta segunda-feira (8).
Entre os convocados estão Vinicius Sebastian dos Santos Catrinck, o “Capetão”; Thiago Fernandes Virtuoso, o “Tio Comel”; Gildásio Esteves Lima; Luciano da Silva Teixeira, conhecido como “Sardinha da CDD”; e Jefferson Dias Lino, apelidado de “Rouba Cena”. Segundo Knoploch, todos já receberam resgate de empresas ligadas a associações.
O relator da CPI, deputado Filippe Poubel, ironizou: “Até o capeta nós vamos ouvir”, em referência ao preso conhecido como Capetão. Ele acrescentou: “Se as empresas recuperadoras forem citadas por esses criminosos, agiremos com todo o rigor da lei”.
Sobre a CPI das Câmeras
Instalada em 16 de junho, a CPI investiga empresas privadas responsáveis pela instalação de câmeras em locais públicos, além de cooperativas ligadas à recuperação de veículos roubados. A comissão foi criada por iniciativa de Alexandre Knoploch.
Além de Knoploch, a CPI das Câmeras conta com Marcelo Dino (União) como vice-presidente e Filippe Poubel (PL) como relator. Os membros titulares são Rodrigo Amorim (União) e Luiz Paulo (PSD), e os suplentes incluem Alan Lopes (PL), Renan Jordy (PL), Professor Josemar (PSOL), Thiago Rangel (Avante) e Sarah Poncio (SDD).