Uma série de golpes envolvendo a inscrição em serviços públicos tem chamado a atenção de moradores da capital e da Região Metropolitana. Nesta terça-feira (21), tanto a Prefeitura do Rio como a de São Gonçalo emitiram alertas à população sobre fraudes envolvendo serviços como Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Cadastro Único (CadÚnico).
No Rio, a fraude envolve a emissão de boleto falso para o IBTI. Um site falso, que simula o sistema da Secretaria de Fazenda, direciona contribuintes para um número de WhatsApp que pede informações pessoais para emitir o boleto.
Em nota, a Prefeitura destacou que o único site para emissão das guias do ITBI e demais tributos municipais é o portal de serviços Carioca Digital. “A Secretaria de Fazenda não entra em contato com contribuintes via WhatsApp ou SMS para solicitação de dados pessoais ou envio de boletos”, destaca a nota.
Golpes cobram valores para atualizar CadÚnico
Em São Gonçalo, os golpes envolve o CadÚnico. Moradores relataram ter recebido mensagens com cobranças indevidas de valores e informações pessoais para a realização de serviços envolvendo o serviço, que são gratuitos e garantidos por lei. A Secretaria de Assistência Social destaca que o atendimento para “benefícios sociais é realizado exclusivamente por unidades oficiais da Prefeitura, governos estadual e federal, de forma gratuita, e sem necessidade de intermediários”.